Tecnologias Digitais na Educação de Jovens e Adultos: um relato sobre ações de reconhecimento e combate a riscos virtuais

Resumo


Este artigo insere-se no contexto das Tecnologias Digitais na Educação e relata a experiência dos autores na condução de um curso de extensão de enfrentamento de riscos e golpes on-line para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados destacam a falta de conhecimento dos participantes sobre os temas discutidos e a mudança de visão após a integração entre teoria e prática promovida pelo curso. Evidencia-se a importância de abordar assuntos não contemplados no currículo formal, como os riscos do uso inadequado da internet. Por fim, o artigo ressalta a relevância de ações de inclusão e letramento digital na EJA e em outras modalidades e níveis de ensino, sugerindo a continuidade de iniciativas para estudantes e professores.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Extensão Universitária, Inclusão Digital

Referências

Abreu Silva, J. V., Soares, R., Oliveira Garcia, L. L., Silva Rodrigues, C. E., Lima, W. D., & Silva, A. A. (2019). A promoção da inclusão digital de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) através da extensão universitária. In Anais do Workshop de Informática na Escola, 25, 227–235.

Di Pierro, M. C. (2005). Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação & Sociedade, 26, 1115–1139.

Favero, R. V. M., Cardoso, R. G. W., & Segabinazzi, S. D. (2023). Educação de jovens e adultos e cultura digital: um estudo de caso no Colégio de Aplicação da UFRGS. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, 1352–1357. SBC.

Flauzino, K. L., Pimentel, M. G. C., Batistoni, S. S. T., Zaine, I., Vieira, L. O. B., Rodrigues, K. R. H., & Cachioni, M. (2020). Letramento digital para idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem. Educação & Realidade, 45(4), e104913.

Lorenzo, A. D., & Capozzi, B. (2023). Anatel: 76% dos brasileiros não têm habilidades digitais básicas. Disponível em: [link]. Acesso em março de 2024.

Marineli, R. C., & Reis, M. L. (2022). A utilização das tecnologias e ambiente virtual de aprendizagem na educação de jovens e adultos. Dialogia, 41, e21460–e21460.

Melo, R. M. (2006). Educação de jovens e adultos. Disponível em: [link]. Acesso em março de 2024.

Moraes, M. L., & Aguado, A. G. (2014). O uso da internet para aliciamento sexual de crianças. Revista Tecnológica da Fatec Americana, 2(1), 23p–23p.

Nacional, J. (2023). Número de golpes contra pessoas idosas cresce mais de 70% em 2023 — Jornal Nacional — G1. Disponível em: [link]. Acesso em março de 2024.

Nunes, P. (2010). Mundos virtuais, riscos reais: fundamentos para a definição de uma estratégia da informação nacional. Revista Militar, 2506, 1169–1198.

Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants part 2: Do they really think differently? On the Horizon, 9(6), 1–6.

Rost, E., Silva, T. A. R., Firmino, C. P., Cruz Valério, M., & Silva, F. S. (2023). O uso das tecnologias digitais na EJA: a temática biodiesel como tema gerador no ensino de química durante a pandemia. Peer Review, 5(3), 356–374.

Santos, C. C. (2023). O perfil histórico da EJA no Brasil. Gestão & Educação, 6(4), 26-A.

Silva, A. F., Toledo, J. F. D. E., Silva, R., & Maia, M. A. G. (2012). Educação de jovens e adultos. In XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. Aracaju: UNIT.

Silva, J. G. R., Ferreira, M. G. B., & Carvalho, M. N. F. (2023). Sextorsão como uma forma de violência contra a mulher. 22 f. Monografia (TCC), Centro Universitário Tabosa de Almeida, Caruaru - PE.

Silva Carneiro, R. J., Sampaio, C. S. C. S., Neves Barbosa, J. S., Oliveira, P. C. G., & Oliveira, V. C. (2023). Breves considerações sobre a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Editora Licuri, 205–214.

Slonje, R., Smith, P. K., & Frisen, A. (2013). The nature of cyberbullying, and strategies for prevention. Computers in Human Behavior, 29(1), 26–32.
Publicado
04/11/2024
SILVA, André Almeida; DE MIRANDA OLIVEIRA, Gustavo Henrique Ferreira; TAVARES, Caroline. Tecnologias Digitais na Educação de Jovens e Adultos: um relato sobre ações de reconhecimento e combate a riscos virtuais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 11-21. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.241598.