Tecnologias Digitais na Educação de Jovens e Adultos: um relato sobre ações de reconhecimento e combate a riscos virtuais
Resumo
Este artigo insere-se no contexto das Tecnologias Digitais na Educação e relata a experiência dos autores na condução de um curso de extensão de enfrentamento de riscos e golpes on-line para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados destacam a falta de conhecimento dos participantes sobre os temas discutidos e a mudança de visão após a integração entre teoria e prática promovida pelo curso. Evidencia-se a importância de abordar assuntos não contemplados no currículo formal, como os riscos do uso inadequado da internet. Por fim, o artigo ressalta a relevância de ações de inclusão e letramento digital na EJA e em outras modalidades e níveis de ensino, sugerindo a continuidade de iniciativas para estudantes e professores.
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Extensão Universitária, Inclusão Digital
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
SILVA, André Almeida; DE MIRANDA OLIVEIRA, Gustavo Henrique Ferreira; TAVARES, Caroline.
Tecnologias Digitais na Educação de Jovens e Adultos: um relato sobre ações de reconhecimento e combate a riscos virtuais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 11-21.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.241598.