Desenvolvendo habilidades de leitura e escrita através da produção de Podcast
Resumo
O uso planejado das tecnologias digitais pode transformar práticas pedagógicas, beneficiando a aprendizagem da língua portuguesa e a produção textual, que tem índices preocupantes no Brasil. Este estudo analisa como a produção de Podcast contribui para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que essa estratégia melhora essas habilidades e aumenta o engajamento dos alunos na escrita motivada pelo desejo de produzir o seu próprio Podcast.
Referências
Arruda, J.; Filho, José Aires; Siqueira, L.M.; Hitzsehky, R.A. (2019) “Tecnologias digitais e a prática docente: como as metodologias ativas podem transformar a formação de professores” In Workshop de Informática na Escola – WIE 2019.
Barcelos, T. S.; Silveira, I. F. (2012) “Teaching Computational Thinking in initial series An analysis of the confluence among mathematics and Computer Sciences in elementary education and its implications for higher education”.. p.1–8, 2012. IEEE. Disponível em: [link].
Barcelos,T.; Muñoz, R.; Villarroel R.; Silveira, I. (2015) “Relações entre o Pensamento Computacional e a Matemática: uma Revisão Sistemática da Literatura”. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Barin, C. S.; Saidelles, T.; Ellensohn, R. M.; Santos, L. M. A. (2023) “Práticas pedagógicas inovadoras: o uso do podcast na perspectiva da sala de aula invertida”. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 3, dezembro, 2019. Disponível em: [link].
Brasil (2018) “Base Nacional Comum Curricular” Ministério da Educação – MEC. Brasília/DF. Disponível em: [link]
Brasil (2018) “Resultado do Sistema de Avaliação da Educação Brásica”. Brasília: INEP. Disponível em [link].
Brasil (2019) “Relatório da Avaliação Nacional da Aprendizagem”. Brasília: INEP. Disponível em [link]
Deitos, Fernanda Nunes; Aragon, Roseane (2021) “O processo de alfabetização como o uso das tecnologias digitais: uma revisão sistemática”. In XXVII Workshop de Informática na Escola –WEI 2021.
Farias, J. P. O.; Lima, V. F.; Farias, F. A. (2021) “Metodologias ativas e as TICs: o uso da mídia Podcast para um processo de aprendizagem e autonomia”. Seminário Docentes. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 abr. 2023.
Fiad, R. S.; Val, M. G. C. (2014) “Produção de textos. Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores”. Faculdade de educação, Belo Horizonte/MG, 2014. Disponível em: [link].
Gil, A. C. (2002) “Como elaborar projetos de pesquisa”. São Paulo: Atlas, 4ed.
FERNANDES, Kleber Tavares. (2021) “Game criativo: desenvolvendo habilidades de pensamento computacional, leitura e escrita através da criação de jogos”. Tese(Doutorado em Ciência da Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Loiola, A.V.; Sachete, A. S.; Grandi, R.; Costa, A.S.;Gomes, R.S. (2023) “Letramento digital: hábitos de uso de ferramentas Google por uma turma do quinto ano do ensino fundamental”, In Workshop de Informática na Escola – WEI 2023.
Mizutani, A.S.; Neto, R.A.; Oliveira, C.S.; Oliveira, V.T.; Contrera, H.S.; Flôr, D.E.; Aylon, L.B. (2023) “Aplicação de atividades lúdicas no ensino de tecnologia para alunos do ensino fundamental - um relato de experiência em Paranavaí, Paraná, Brasil”. In Workshop Sobre Educação em Computação – WEI 2023.
OCDE (2019) “Programme for International Student Assessment - PISA. Organisation for Economic Co-operation and Development. Disponível em: [link].
Schmidt, S. M.; Silva, F. D. K.; Possani, T. N. (2023) “Trabalhando a oralidade através da mídia podcast no ensino fundamental”. In: Salão Do Conhecimento, 5. Disponível [link]
Silva, Carlos; Nunes, K.; Pinto, N.;Costa, M.;Araujo, A.;Rocha, S.;Junior, G.B.; Rivero, L. (2021) “Quando os discentes se expressam: um relato da experiência da criação de um podcast para aumentar o engajamento e troca de conhecimento em tempos de pandemia” In Workshop Sobre Educação em Computação – WEI 2021.
Silva, S. P.; Pessanha, A. P. B. (2012) “A produção textual e as novas tecnologias: o uso de blogs para a escrita colaborativa”. Revista Escrita, Gávea/RJ, n. 15. ISSN 1679-6888.
Souza, L. M.; Soares, A. L.; Souza, K. K. F. O.; Cabral, C. P. S.; Martins, D. B. L. (2017) “Dificuldades no processo de escrita de textos dissertativo-argumentativos”. In: 11 Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG), 2017, Montes Claros. Anais.
Veloso, C.; Balduino, I.; Santos, J.; Marques, L.; Barbosa J., R.; Rosa, R. (2023) “Projeto Metacast: o uso do podcast como ferramenta de ensino-aprendizagem”. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 10., 2019, Porto Alegre - RS. Disponível em: [link].
Villarte-Neder, M. A.; Ferreira, H. M. (2020) “O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula”. Letras, Santa Maria, Especial. n. 01, p. 35-55.