Padlet e Filosofia: Uma Nova Perspectiva de Aprendizagem 

  • Uilson Linck Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Andréa Pereira Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha / Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-2732-2969

Resumo


Apresentamos um relato de experiência realizado com estudantes do ensino médio, de um curso técnico integrado, de uma instituição pública do RS. O artigo descreve a utilização do ambiente colaborativo Padlet como uma ferramenta educacional inovadora nas aulas de Filosofia. Através de uma análise detalhada, são apresentados os benefícios e desafios encontrados ao integrar essa tecnologia na prática pedagógica. O Padlet permitiu um maior engajamento dos estudantes, promovendo a colaboração e a interatividade, elementos essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico. Conclui-se que, com uma implementação adequada, o Padlet pode transformar significativamente a experiência de aprendizagem em filosofia.
Palavras-chave: Ambientes virtuais de aprendizagem, Padlet, Tecnologias educacionais

Referências

Aragón, R.; Michels, A. B.; Araújo, A. (2018). Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância. Revista Intersaberes, v. 13, n. 29, p. 251-264.

Carvalho, L.; Castro, A.; Santos, S.; Ferreira, A.; Ribeiro, J. (2020). O uso do padlet na aprendizagem da Língua Inglesa: um relato de experiências. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, (pp. 161-169). Porto Alegre: SBC.

Carvalho, M. J. S.; de Nevado, R. A.; Menezes, C. S. (2005). Arquiteturas pedagógicas para educação à distância: concepções e suporte telemático. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 1, pages 351—360.

Coll, C.; Monereo, C. A. (2010). Incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Em: Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. 1. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, p. 66 – 93.

Coll, C.; Colomina, R. (1996). Interação entre alunos e aprendizagem escolar. In: Coll, C., Palácios, J., & Marchesi, Á. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação, v. 2, p. 298-314. Porto Alegre, Artes Médicas.

Cotrin, G.; Fernandes, M. (2016). Fundamentos da Filosofia. 4ª. São Paulo Saraiva.

Fausto, I.; Leta, F.; Braz, R.; Silva, L.; Almeida, E. (2023). The use of Padlet in activities of the Initial and Continuing Education Course in Computing, Technologies, and Educational Robotics for Basic Education in the EAD modality. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, (pp. 34-42). Porto Alegre: SBC.

Mendes, A. A. P.; Gabriel, F. A.; Araújo, A. S. (2020). O ensino de filosofia no nível médio: tecnologias digitais e práticas pedagógicas inovadoras. Revista Digital de Ensino de Filosofia-REFilo, 6, 1-15.

Menezes, C. S. d.; Aragón, R.; Ziede, M. K. L. (2013). Arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede no contexto do seminário integrador. RENOTE: revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f., 2013. Disponível em [link]. Acesso: 13 abr. 2024.

Menezes, C. S d; Castro Junior, A. D.; Aragón, R. (2020). Arquiteturas pedagógicas para aprendizagem em rede. Série de livros-texto da CEIE-SBC. 1ed. Editora da SBC. Porto Alegre, p. 1-27, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 abr. 2024.

Monteiro, J. C. S.; Costa, M. J. M.; Bottentuit Junior, J. B. (2018). App-learning hipertextual: repositórios virtuais de aprendizagem no Padlet. In: 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2018, Coimbra. Atas do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - Coimbra, 2018. p. 216-225.

Moraes, S. B.. A.; Tomazetti, E. M. (2014). Ensino de filosofia e TIC: experiências do PIBID. REVISTA INTERSABERES, 9(18), 345–360.

Nakashima, R. H.; Piconez, S. C. (2011). Desenvolvimento cognitivo em atividades realizadas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA): a perspectiva do estudante. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 1, No. 1).

Nerling, M. A. M.; Darroz, L. M. (2021). Tecnologias e aprendizagem significativa. Cenas Educacionais, v. 4.

Pereira, A. T. C.; Schmitt, V.; Dias, M. R. A. C. (2007). Ambientes virtuais de aprendizagem. AVA-Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 4-22.

Piaget, J. (1973). Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

Piaget, J. (1998). Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

Silva, P. G.; Lima, D. S. (2018). Padlet Como Ambiente Virtual De Aprendizagem Na Formação De Profissionais Da Educação. RENOTE, 16(1).

Sousa, A. C. B.; Pioner, C. F.; Filho, G. L. da S.; Pena, R. C. D.; Silva, T. P. A. da. (2023). O uso do Padlet como ferramenta educacional no ensino de Língua Portuguesa na educação básica: um relato de experiência. Revista Ilustração, 4(6), 199–206.

Sapienza, R.; Pandolfi, M. A. C. (2019). O desafio do ensino de filosofia na era da tecnologia da informação. Revista Interface Tecnológica, 16(1), 337-348.
Publicado
04/11/2024
LINCK, Uilson; PEREIRA, Andréa. Padlet e Filosofia: Uma Nova Perspectiva de Aprendizagem . In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 45-56. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.241990.