Ensinando conceitos matemáticos a partir do Jogo Bridge Construction Simulator

Resumo


Jogos digitais vem sendo amplamente utilizados no ensino, e devem estar articulados aos conteúdos que se objetiva trabalhar com os estudantes. Neste artigo, interrogamos e respondemos “o que se mostra de matemática no jogo Bridge Construction Simulator?”, buscando não apenas compreender a dinâmica do jogo, mas apresentar os conteúdos matemáticos nele presentes, que muitas vezes passam despercebidos ao jogador. A partir disso, mostramos como o professor de matemática pode utilizar desse jogo em processos de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Jogos digitais, Matemática, Professores que ensinam matemática

Referências

Brasil. (1997) Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF. Disponível em: [link]. Acesso em 15 jun. 24.

Brasil. (2018) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 jun. 24.

Brasil. (2022) Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Processo Nº 23001.001050/2019-18. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 jun. 24.

Coiro, L. B. (2022) Simuladores como objeto educacional associado a uma prática pedagógica na Educação Matemática. 52 f. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Formação Docente para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática – Unidade Universitária em Guaíba. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 ago. 24.

Cordeiro, E. dos S.; Deliberalli, M.; Boscarioli, C.; Klüber, T. E.; Ponciano, P. C. (2023) Modelos, concepções e perfil docente de formação em tecnologias digitais para professores que ensinam matemática: uma revisão sistemática da literatura. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 16, n. 2, p. 27–52. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 ago. 24.

Deliberalli, M. (2017) O raciocínio lógico matemático de alunos superdotados em relação ao uso de aplicativos de diferentes complexidades. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 ago. 24.

Lima, A. C. O. de; Negrão, F. da C. (2022) O uso de jogos eletrônicos no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 1, p. 01–16, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 ago. 2024.

Lima, M. G., Rocha, A. A. S. da. (2022) As tecnologias digitais no ensino de Matemática. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 5, p. 729-739. DOI: 10.51891/rease.v8i5.5513. Acesso em: 19 jun. 24.

Moran, J. M. (2007) A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus. 174p.
Publicado
04/11/2024
DELIBERALLI, Mariangela; BOSCARIOLI, Clodis. Ensinando conceitos matemáticos a partir do Jogo Bridge Construction Simulator. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 80-90. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242168.