Estimulando o Aprendizado de Matemática no Ensino Fundamental: Uma Abordagem Prática Integrando Jogos Digitais e Materiais Físicos

Resumo


O uso de tecnologia é cada vez mais visto como uma ferramenta relevante para auxiliar o professores em suas práticas em sala de aula. No entanto, a aplicação efetiva dos recursos tecnológicos frequentemente enfrenta diversos obstáculos, como a carência de material relacionado ao conteúdo abordado nas disciplinas e falta de formação adequada ao corpo docente. Diante do exposto, este trabalho detalha a elaboração e aplicação de uma prática pedagógica que utiliza jogos digitais e materiais físicos para auxiliar o aprendizado de matemática em turmas do primeiro ano do ensino fundamental. São apresentados os materiais utilizados, a dinâmica executada durante a prática e uma análise da percepção dos alunos sobre o conteúdo proposto.
Palavras-chave: Tecnologia educacional, Jogos digitais, Materiais físicos, Prática pedagógica, Matemática

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Publicado
04/11/2024
CARDOSO, Rafael C.; SIEDLER, Marcelo da S.; PRIMO, Tiago; TAVARES, Tatiana A.. Estimulando o Aprendizado de Matemática no Ensino Fundamental: Uma Abordagem Prática Integrando Jogos Digitais e Materiais Físicos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 111-121. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242358.