Explorando o uso da Realidade Aumentada e Realidade Virtual no Ensino de Ciências Naturais para alunos do Fundamental II

  • Jose Ruhan S. Belém Universidade do Estado do Amazonas
  • Hanna Izabely de S. Antunes Universidade do Estado do Amazonas
  • Genarde M. Trindade Universidade do Estado do Amazonas

Resumo


Este estudo explorou o uso das tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) no ensino de Ciências Naturais para alunos do 6º ano de uma escola pública. A proposta visa inovar o ensino, gerar engajamento dos alunos e analisar a importância e a aceitação dessas tecnologias na educação, buscando ampliar as possibilidades de ensino através de métodos interativos e imersivos. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes não possuía experiência prévia com RA e RV. No entanto, o impacto no engajamento dos alunos foi positivo, tornando o ensino mais dinâmico e evidenciando a aceitação tecnológica. A pesquisa também identificou desafios e limitações, fornecendo base para estudos futuros.
Palavras-chave: Realidade aumentada, Realidade Virtual, Ensino de Ciências, Tecnologias na educação

Referências

Barreto, A. C., Ferreira, L. C., & Santos, A. L. (2022). Realidade aumentada no ensino de química: o uso da tecnologia como metodologia educacional. Scientia Naturalis, 4(1).

Davis, F. D., Bagozzi, R. P., & Warshaw, P. R. (1989). User acceptance of computer technology: A comparison of two theoretical models. Management science, 35(8), 982-1003.

Ferreira, C. E. A., Mazon, J., Pozzebon, E., Okada, A., & Costa, A. M. (2022). Realidade Aumentada como apoio ao ensino de Ciências no contexto da pandemia por Covid-19: um estudo de caso. Research, Society and Development, 11(12), e503111234826-e503111234826.

Kowalski, R. P. G., Torres, P. L., & da Silva, L. G. R. (2020). Tecnologia Imersiva: O Uso do Seriado Black Mirror no Ambiente Acadêmico. Communitas, 4(7), 168-181.

Lemos, A. C. (2022). A utilização da realidade virtual e aumentada no ensino de ciências no Brasil-revisão integrativa.

Mansur, J. E., Legey, A. P., Mol, A. C., Cotelli, A., & Carvalho, P. (2022). Promoção do Interesse pela Ciência por Meio do Uso da Realidade Virtual na Demonstração de um Experimento Científico. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, 7(1), 79-96.

Nascimento, E. F., da Silva Campelo, R., Paulino, M. P., de Medeiros, G. R., & Trindade, G. M. (2023, August). Tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada como Ferramenta de Inclusão Digital: Um Relato de Experiência de uma Atividade de Extensão Universitária. In Anais do VIII Congresso sobre Tecnologias na Educação (pp. 81-88). SBC.

Pedrosa, S. M. P. A., & Zappala-Guimarães, M. A. (2019). Realidade virtual e realidade aumentada: refletindo sobre usos e benefícios na educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 16(43), 123-146.

Sá Filho, P., & da Silva Dias, R. (2019). Realidade virtual e aumentada: Uma metodologia ativa a ser utilizada na Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 6(4), 94-101.

Silva, M. E. D. B. (2020). Realidade aumentada como possibilidade para a aprendizagem de ciências.

Travassos, G. H., Gurov, D., & Amaral, E. A. G. G. (2002). Introdução à engenharia de software experimental.
Publicado
04/11/2024
BELÉM, Jose Ruhan S.; ANTUNES, Hanna Izabely de S.; TRINDADE, Genarde M.. Explorando o uso da Realidade Aumentada e Realidade Virtual no Ensino de Ciências Naturais para alunos do Fundamental II. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 176-186. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242505.