Explorando a Robótica para mitigar Desafios Comportamentais e de Aprendizado em Programação na Graduação

Resumo


O pensamento computacional é um caminho promissor por sua capacidade de fomentar a criatividade e habilidades de resolução de problemas. No entanto, ingressantes em cursos superiores de computação muitas vezes enfrentam dificuldades com abstrações e algoritmos. Neste estudo, descrevese a utilização da introdução à robótica e a interação com microcontroladores e sensores como ferramentas para facilitar a compreensão de conceitos de programação e exercitar aspectos comportamentais. Dezoito estudantes da graduação em computação participaram do estudo. Como um dos resultados, a metodologia promoveu a colaboração entre os estudantes e melhor compreensão dos conceitos básicos de programação.
Palavras-chave: ensino, robótica, arduino, programação, softskills, metodologia, graduação, computação, aprendizado, introdução, desafios, habilidades, comportamento, UNO, IDE, gameficação

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Publicado
04/11/2024
ARRUDA, João Pedro S.; ROCHA, Pedro Henrique D. M.; FRANCÊS, Regiane Silva Kawasaki; PINTO, Victor Hugo S. C.. Explorando a Robótica para mitigar Desafios Comportamentais e de Aprendizado em Programação na Graduação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 243-253. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242728.