Formas geométricas planas e espaciais por meio de habilidades do Pensamento Computacional: Estudo de caso com alunos com deficiência visual

  • Graziela Ferreira Guarda Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0002-7790-0723
  • Gustavo Emerick dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Leandro Bido Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Samuel Wenceslau Cardoso Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0001-6914-2398

Resumo


As tecnologias abrem novas oportunidades educacionais para os alunos com deficiência. Nessa perspectiva, aliada a necessidade de implementação da Computação nas Escolas, surge uma atividade para desenvolver conhecimentos sobre as formas geométricas planas e espaciais trabalhando conjuntamente habilidades do Pensamento Computacional com alunos que têm deficiência visual. Como piloto, foi realizado um estudo de caso com 2 alunos do Ensino Fundamental para identificar se os conteúdos foram desenvolvidos de forma satisfatória. Os resultados mostraram um bom desempenho de ambos os alunos e que a atividade é adequada para esse público-alvo de acordo com os professores
Palavras-chave: Formas Geométricas, Pensamento Computacional, Deficiência Visual

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Publicado
04/11/2024
GUARDA, Graziela Ferreira; SANTOS, Gustavo Emerick dos; SANTOS, Leandro Bido; CARDOSO, Samuel Wenceslau; PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva. Formas geométricas planas e espaciais por meio de habilidades do Pensamento Computacional: Estudo de caso com alunos com deficiência visual. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 266-277. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.241387.