O Ensino dos Conceitos de Dados e Informações: Relato de uma Experiência para o Ensino Fundamental I
Resumo
A partir de uma regulamentação publicada pelo Ministério da Educação em 2022, diversas iniciativas têm sido propostas para auxiliar Estados e Municı́pios a implementar o ensino de Computação na Educação Básica. O presente trabalho descreve a experiência de uma atividade para ensinar os conceitos de Dados e Informações nas séries iniciais do ensino fundamental. A atividade, baseada em práticas com computação desconectada e uso reduzido de tecnologia, foi executada em um curso de formação para professores do Ensino Fundamental I. As conclusões da experiência evidenciaram que as atividades descritas podem ser replicadas em aulas de Computação para alunos do terceiro e quinto anos do ensino fundamental.
Referências
Brasil (2021). Normas sobre computação na educação básica – complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). [link]. Acessado em: 23 Jan. 2024.
Brasil (2022). Normas sobre computação na educação básica – complemento à BNCC. [link]. Acessado em: 23 Jan. 2024.
Davison, R., Martinsons, M. G., and Kock, N. (2004). Principles of canonical action research. Information systems journal, 14(1):65–86.
Elmasri, R., Navathe, S. B., Pinheiro, M. G., et al. (2005). Sistemas de banco de dados. Editora: GEN LTC.
Fonseca, F. C., Silva, K. K. d. A., and de Souza, L. G. S. (2024). Computação desplugada na disciplina de programação com acesso a banco de dados: uma experiência no curso técnico em informática do IFRN. Em: Simpósio Brasileiro de Computação na Educação Básica, páginas 181–185. SBC.
Kalinowski, M., Escovedo, T., Villamizar, H., and Lopes, H. (2023). Engenharia de Software para Ciência de Dados: Um guia de boas práticas com ênfase na construção de sistemas de Machine Learning em Python. Editora: Casa do Código.
Machado, F. N. R. (2020). Banco de Dados - Projeto e implementação. Editora Erika.
Nasution, M. K., Syah, R., and Elveny, M. (2023). What is data science. In Data Science with Semantic Technologies, páginas 1–25. CRC Press.
Rob, P. and Coronel, C. (2011). Sistemas de Banco de Dados: projeto, implementação e gerenciamento. Cengage Learning.
Silva, C. A. (2023). Uma Proposta de Utilização do Lúdico para o Ensino do Componente Curricular Banco de Dados. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Cabedelo, PB.