Da Ideia ao Jogo: Desenvolvendo o Pensamento Computacional no Ensino Médio Através da Disciplina Playcode
Resumo
O pensamento computacional (PC) é uma habilidade essencial para o século XXI. No Ensino Médio Técnico, essas habilidades podem ser desenvolvidas através de disciplinas eletivas focadas na criação de jogos digitais educativos. A implementação planejada desses jogos em sala de aula pode transformar práticas pedagógicas, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Este estudo examina a experiência de estudantes de uma disciplina eletiva no Ensino Médio Técnico, cujo objetivo é desenvolver habilidades de PC por meio da produção de jogos. Os resultados indicam que a disciplina contribui para o desenvolvimento do PC, engajando e motivando os estudantes na criação de seus próprios jogos.
Palavras-chave:
pensamento computacional, novo ensino médio, jogos educativos digitais
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
SILVA, Edson Caio; FERNANDES, Kleber Tavares.
Da Ideia ao Jogo: Desenvolvendo o Pensamento Computacional no Ensino Médio Através da Disciplina Playcode. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 373-382.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242307.