Transformação Educacional e Inclusão Digital: Os impactos da Programação na vida de jovens do interior de Alagoas

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso do Projeto de Iniciação à Programação (PIP), realizado em duas escolas públicas de Alagoas. Ao longo de três edições (2019, 2021 e 2022), buscou-se além de ensinar Lógica de Programação, promover a inclusão digital entre os estudantes do ensino Fundamental II. O artigo descreve a estrutura e metodologia empregados, os recursos utilizados e os resultados obtidos. Dos 71% dos concluintes, dois egressos estão, hoje, cursando Bacharelado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e oito egressos estão em cursos técnicos no eixo de Informação e Comunicação no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), destacando o impacto positivo do PIP na vida dos estudantes.

Palavras-chave: Inclusão Digital, Transformação Educacional, Programação

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Publicado
04/11/2024
SANTOS, José Bruno da Silva; NASCIMENTO, Lívia Cristina Silva do; SOUZA, Jean Santana de; OLIVEIRA, Rômulo Nunes de; PEREIRA, Renata Imaculada Soares. Transformação Educacional e Inclusão Digital: Os impactos da Programação na vida de jovens do interior de Alagoas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 383-393. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242331.