Robótica Educativa para Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional por meio de Eletiva Complementar

Resumo


A Robótica Educativa (RE) tem se mostrado uma ferramenta pedagógica fundamental para auxiliar no desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC). Em consonância com as teorias do Construtivismo e do Construcionismo, a RE defende que, por meio da construção de artefatos robóticos, os estudantes podem desenvolver habilidades essenciais, como o Pensamento Computacional. Este artigo relata o trabalho desenvolvido em uma disciplina eletiva complementar, com o objetivo de ensinar RE aos estudantes do Ensino Médio, promovendo o desenvolvimento do Pensamento Computacional de maneira transversal às disciplinas do currículo da Educação Básica. Como resultado, são apresentadas reflexões importantes sobre a experiência positiva em relação à Robótica Educativa e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Robótica Educativa, Aprendizagem, Pensamento Computacional, Educação Básica

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Publicado
04/11/2024
SANGALI, Rosiane da Silva; CATABRIGA, Lucia; BOERES, Maria Claudia Silva. Robótica Educativa para Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional por meio de Eletiva Complementar. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 437-448. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242602.