Robótica Educativa para Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional por meio de Eletiva Complementar
Resumo
A Robótica Educativa (RE) tem se mostrado uma ferramenta pedagógica fundamental para auxiliar no desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC). Em consonância com as teorias do Construtivismo e do Construcionismo, a RE defende que, por meio da construção de artefatos robóticos, os estudantes podem desenvolver habilidades essenciais, como o Pensamento Computacional. Este artigo relata o trabalho desenvolvido em uma disciplina eletiva complementar, com o objetivo de ensinar RE aos estudantes do Ensino Médio, promovendo o desenvolvimento do Pensamento Computacional de maneira transversal às disciplinas do currículo da Educação Básica. Como resultado, são apresentadas reflexões importantes sobre a experiência positiva em relação à Robótica Educativa e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave:
Robótica Educativa, Aprendizagem, Pensamento Computacional, Educação Básica
Referências
Anderson, C. (2012). Makers: A nova revolução industrial. Elsevier, Rio de Janeiro.
Barbosa, F. C. (2011). Educação e robótica educacional na escola pública: As artes do fazer. Dissertação (mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 182 f.
Barr, D., Harrison, J., and Conery, L. (2011). Computational thinking: A digital age skill for everyone. Learning & Leading with Technology, 38(6):20–23.
Brasil (2023). Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Brasília: Presidência da República.
Campos, F. R. (2005). Robótica pedagógica e inovação educacional: uma experiência no uso de novas tecnologias na sala de aula. Dissertação de mestrado, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Campos, F. R. (2019). A Robótica para Uso Educacional. Ed. Senac São Paulo, São Paulo.
de Oliveira, M. C., de Souza Catojo, A. R., and Nunes, M. A. S. N. (2022). O desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do ensino fundamental: Um mapeamento sistemático da literatura. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1324–1333. SBC.
do Rocio Zilli, S. (2004). A robótica educacional no ensino fundamental: Perspectivas e prática. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina.
Grover, S. and Pea, R. (2013). Computational thinking in k–12: A review of the state of the field. Educational Researcher, 42(1):38–43.
Lima, A. A., de Oliveira, M. C., Siqueira, S. W. M., and Nunes, M. A. S. (2022). Avante! O uso de métodos estatísticos na apresentação e avaliação dos resultados de práticas do pensamento computacional no Brasil. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1233–1242. SBC.
Matarić, M. J. (2014). Introdução à robótica. Editora Blucher, São Paulo. E-book.
Moraes, M. (2010). Robótica educacional: socializando e produzindo conhecimentos matemáticos. Dissertação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul. Mestrado em Educação em Ciências.
Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, pages 02–25.
Moreira, L. R. (2016). Robótica educacional: Uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista. Dissertação (mestrado em informática aplicada), Universidade de Fortaleza, Fortaleza.
Mota, L. and Neves, I. (2020). Robótica como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional e introdução à lógica de programação. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 141–145, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Oliveira, L., Valli, A., Boeres, M., and Catabriga, L. (2023). Robotim: Um jogo educacional multidisciplinar com análise de dados em tempo real. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 560–571, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Basic Books, New York.
Papert, S. (1986). LOGO: Computadores e Educação. Brasiliense, São Paulo, Brasil.
Papert, S. (1993). The Children’s Machine: Rethinking School in the Age of the Computer. Basic Books, New York.
Papert, S. (2008). A máquina das crianças: Repensando a escola na era da informática. Artmed, Rio Grande do Sul.
Raabe, A., Couto, N. E. R., and Blikstein, P. (2020). Diferentes abordagens para a computação na educação básica. Computação na educação básica: Fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, pages 3–15.
Resnick, M. (2012). Point of view: Reviving Papert’s dream. Educational Technology, 52(4):42.
Silva, D. P. d. et al. (2016a). Aplicação de robótica na educação de forma gradual para o estímulo do pensamento computacional. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, page 1188.
Silva, F. R. O. d. et al. (2016b). Robótica educacional de fácil execução e baixo custo aplicada em escolas públicas. In Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM), 9, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza, CE, 2016.
Sousa, B., Ripardo, D., Campos, I., Maciel, J., Santos, R., Romano, W., Raiol, A. A., and Bezerra, F. (2018). Robótica educacional e computação desplugada: Experiência em oficinas para calouros. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 540.
Souza, I., Andrade, W., and Sampaio, L. (2021). Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto do ensino médio integral. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 44–54, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35.
Barbosa, F. C. (2011). Educação e robótica educacional na escola pública: As artes do fazer. Dissertação (mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 182 f.
Barr, D., Harrison, J., and Conery, L. (2011). Computational thinking: A digital age skill for everyone. Learning & Leading with Technology, 38(6):20–23.
Brasil (2023). Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Brasília: Presidência da República.
Campos, F. R. (2005). Robótica pedagógica e inovação educacional: uma experiência no uso de novas tecnologias na sala de aula. Dissertação de mestrado, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
Campos, F. R. (2019). A Robótica para Uso Educacional. Ed. Senac São Paulo, São Paulo.
de Oliveira, M. C., de Souza Catojo, A. R., and Nunes, M. A. S. N. (2022). O desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do ensino fundamental: Um mapeamento sistemático da literatura. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1324–1333. SBC.
do Rocio Zilli, S. (2004). A robótica educacional no ensino fundamental: Perspectivas e prática. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina.
Grover, S. and Pea, R. (2013). Computational thinking in k–12: A review of the state of the field. Educational Researcher, 42(1):38–43.
Lima, A. A., de Oliveira, M. C., Siqueira, S. W. M., and Nunes, M. A. S. (2022). Avante! O uso de métodos estatísticos na apresentação e avaliação dos resultados de práticas do pensamento computacional no Brasil. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1233–1242. SBC.
Matarić, M. J. (2014). Introdução à robótica. Editora Blucher, São Paulo. E-book.
Moraes, M. (2010). Robótica educacional: socializando e produzindo conhecimentos matemáticos. Dissertação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul. Mestrado em Educação em Ciências.
Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, pages 02–25.
Moreira, L. R. (2016). Robótica educacional: Uma perspectiva de ensino e aprendizagem baseada no modelo construcionista. Dissertação (mestrado em informática aplicada), Universidade de Fortaleza, Fortaleza.
Mota, L. and Neves, I. (2020). Robótica como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional e introdução à lógica de programação. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 141–145, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Oliveira, L., Valli, A., Boeres, M., and Catabriga, L. (2023). Robotim: Um jogo educacional multidisciplinar com análise de dados em tempo real. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 560–571, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Basic Books, New York.
Papert, S. (1986). LOGO: Computadores e Educação. Brasiliense, São Paulo, Brasil.
Papert, S. (1993). The Children’s Machine: Rethinking School in the Age of the Computer. Basic Books, New York.
Papert, S. (2008). A máquina das crianças: Repensando a escola na era da informática. Artmed, Rio Grande do Sul.
Raabe, A., Couto, N. E. R., and Blikstein, P. (2020). Diferentes abordagens para a computação na educação básica. Computação na educação básica: Fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, pages 3–15.
Resnick, M. (2012). Point of view: Reviving Papert’s dream. Educational Technology, 52(4):42.
Silva, D. P. d. et al. (2016a). Aplicação de robótica na educação de forma gradual para o estímulo do pensamento computacional. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, page 1188.
Silva, F. R. O. d. et al. (2016b). Robótica educacional de fácil execução e baixo custo aplicada em escolas públicas. In Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM), 9, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza, CE, 2016.
Sousa, B., Ripardo, D., Campos, I., Maciel, J., Santos, R., Romano, W., Raiol, A. A., and Bezerra, F. (2018). Robótica educacional e computação desplugada: Experiência em oficinas para calouros. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 7, page 540.
Souza, I., Andrade, W., and Sampaio, L. (2021). Aplicações da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional no contexto do ensino médio integral. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 44–54, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
SANGALI, Rosiane da Silva; CATABRIGA, Lucia; BOERES, Maria Claudia Silva.
Robótica Educativa para Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional por meio de Eletiva Complementar. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 437-448.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242602.