Computação Desplugada e IA: novas abordagens para a educação contemporânea

  • Ervelany Lins de França Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Anderson Silva do Nascimento Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Samuel de Lucena Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Juliana Regueira Basto Diniz Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-6096-2426

Resumo


Este artigo relata a experiência de uma oficina de atividades desplugadas com foco em inteligência artificial, criptografia e habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional. A ação aconteceu em uma escola pública de Pernambuco que iniciou o ensino de computação em 2024. Este estudo aborda a relação entre educação e tecnologia, de modo a cumprir as normas complementares à BNCC diante de um cenário onde muitas escolas apresentam insuficiência de recursos que auxiliem no ensino dessas novas competências e habilidades. Adicionalmente, destacar as consequências da escassez de professores com formação na área em oposição à necessidade de preparo dos jovens para exercício de cidadania na sociedade conectada.

Palavras-chave: computação desplugada, inteligência artificial, criptografia, educação

Referências

ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira; SANTOS DOS SANTOS, José Manuel; ALMEIDA, Marcio Vieira de. Um estudo teórico sobre competências necessárias para compreender o uso da inteligência artificial na educação. Revista científica eletrônica de Educación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, Granada, Época II, v. 23, n. 2, p. 230, jul./dez. 2023. Disponível em: [link]. DOI: 10.30827/eticanet.v23i2.28498.

AKINATOR, o gênio da web. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 jun. 2024.

BARROSO, Ruan S.; PEREIRA, David O. C.; MARTINS, Fernanda B. M.; VASCONCELOS, Raimundo C. S.. Oficinas gamificadas no ensino médio: um relato de experiência do ensino de computação em escola rural. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 738-749. DOI: 10.5753/wie.2023.235327.

BRACKMANN, C. Brackmann’s Computacional / Computação na Educação Básica. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 jun. 2024.

BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. 262 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 ago. 2024.

BRANCO, Alessandra Batista de Godoi et al. RECURSOS TECNOLÓGICOS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 jun. 2024.

CAMADA, Marcos Yuzuru; DURÃES, Gilvan Martins. Ensino da Inteligência Artificial na Educação Básica: um novo horizonte para as pesquisas brasileiras. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31., 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1553-1562. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2020.1553.

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. CIEB: Notas Técnicas #21 Inteligência artificial na educação básica: novas aplicações e tendências para o futuro. São Paulo: CIEB, 2024. E-book em PDF. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 ago. 2024.

FRANÇA, Ervelany Lins de; NASCIMENTO, José Anderson Silva do; AGUIAR, Rozangela Maria Barbosa de; DINIZ, Juliana Regueira Basto; FERREIRA, Jeneffer Cristine; FRANÇA, Sônia Virgínia Alves; LIMA, Felipe Brito de. Pensamento Computacional para a Integração de Práticas de Computação em Sala de aula: uma experiência na formação de professores. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1., 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024. p. 126-130. DOI: 10.5753/sbceb.2024.1708.

GRESELE, Ana Luiza Pecinato; REICHERT, Janice Teresinha; KIST, Milton. Pensamento Computacional e Matemática na Educação Básica: uma abordagem para as transformações de base decimal para a base binária. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 43-53. DOI: 10.5753/wie.2023.233463.

Jogo: Torre de Hanói. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 jun. 2024.

MEC aprova parecer que define normas sobre o ensino de computação na educação básica. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 jun. 2014.

Ministério da Educação. Computação na Educação Básica Complemento à BNCC. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 jun. de 2024.

Ministério Da Educação Conselho Nacional De Educação Câmara De Educação Básica Resolução No 1, De 4 De Outubro de 2022 (*). [s.l: s.n.]. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 jun. 2024.

SBC, Sociedade Brasileira de Computação -. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. 2019. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 jun. 2024.

TIC KIDS ONLINE BRASIL 2023 Principais resultados. [s.l: s.n.]. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 jun. 2024.

TIC EDUCAÇÃO. [s.l: s.n.], p. 87. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 jun. 2024.
Publicado
04/11/2024
FRANÇA, Ervelany Lins de; NASCIMENTO, José Anderson Silva do; LUCENA, José Samuel de; DINIZ, Juliana Regueira Basto. Computação Desplugada e IA: novas abordagens para a educação contemporânea. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 461-472. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242646.