Oficinas de Robótica Educacional para estudantes em distorção idade-série: contribuições para aprendizagem cooperativa
Resumo
Este estudo examina a distorção idade-série e a aprendizagem cooperativa, por meio da robótica educacional. Investigamos como a robótica pode melhorar a cooperação entre estudantes com distorção idade-série, que enfrentam altos índices de evasão escolar. Utilizamos a teoria da epistemologia genética e dados sobre tecnologias digitais na educação, adotando uma metodologia qualitativa exploratória. Os dados foram coletados em uma oficina de robótica, analisando interações segundo os princípios da aprendizagem cooperativa. Os resultados mostram que a robótica educacional beneficia o desenvolvimento da aprendizagem, aumentando a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
Palavras-chave:
Robótica educacional, Aprendizagem cooperativa, Distorção idade-série
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
RODRIGUES, Giulia D. S.; ARAGÓN, Rosane.
Oficinas de Robótica Educacional para estudantes em distorção idade-série: contribuições para aprendizagem cooperativa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 484-492.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242673.