Segurança Digital: Desenvolvendo habilidades da BNCC Computação - visão dos Professores
Resumo
A Resolução N° 1 de 2022 representa um importante marco das políticas públicas no Brasil. Isso significa que o Distrito Federal, os estados e os municípios devem reorganizar seus currículos de forma a atender o estabelecido na normativa com vistas a implementar as habilidades e competências da BNCC Computação nas escolas. Com isso em vista, este trabalho apresenta uma atividade para introduzir e desenvolver temas relacionados com a Segurança Digital, elencando habilidades da BNCC Computação que podem ser trabalhadas para instrumentalizar os professores no eixo da Cultura Digital. Para tal, foi feita uma pesquisa qualitativa no anexo a Resolução com objetivo descritivo e procedimento documental. Posteriormente, a atividade foi avaliada por um grupo de 15 professores para obtermos feedbacks e categorizar os aspectos positivos e os pontos de dificuldade indicados pelos docentes.
Palavras-chave:
Segurança Digital, BNCC Computação
Referências
Bell, T., Witten, I. H., and Fellows, M. (1999). Computer Science Unplugged: Off-Line Activities and Games for All Ages. Disponível em: [link].
Bernardes, A. O. Elaboração de palavras-cruzadas para o ensino de astronomia para alunos surdos: A visão dos intérpretes. Educação Contemporânea-Volume 32, p. 24. 2021.
BRASIL a. (2022). BNCC Computação - Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: [link].
BRASIL b. (2022). Resolução Nº 1, de 4 de outubro de 2022. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC. Disponível em: [link].
Carneiro, F. C. (2020). A formação para a cidadania digital como responsabilidade compartilhada por escola e família. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte, 2020. 281 f. Disponível em: [link].
Csizmadia, A., et al. (2015). Computational thinking - a guide for teachers. Disponível em: [link].
Costa, V. B. O uso das metodologias ativas durante o estágio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experiência. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Gomes, G. F.; Souza, R. A. C. (2022). Transformação Digital na Educação para fomentar Competências Digitais. Concurso Alexandre Direne (Ctd-Ie) - Dissertações De Mestrado - Congresso Brasileiro De Informática Na Educação (CBIE), 11. Manaus. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 62-73. DOI: 10.5753/cbie_estendido.2022.226361.
Guarda, G. F. (2022). Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. 141 f. Tese (Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão). Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. Disponível em: [link].
Medeiros, S. R. S.; Martins, C. A.; Medeiros, I. G. (2021). Materiais didáticos utilizados nas formações de professores em Pensamento Computacional. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 32, 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 1096-1106. DOI: 10.5753/sbie.2021.218681.
Oliveira S. C.; Rodrigues, V. dos S. (2023). Formação em cidadania digital: professores com consciência crítica na era da informação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 10 n. 4, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 mar. 2024.
Rojo, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 128 p.
Silva, E. da; Toledo, M. M. (2020). Uma proposta de jogo educacional digital para apoiar o ensino de anatomia do sistema muscular. Tópicos multidisciplinares em Ciências Biológicas.
Silva, L. H. de L.; França, R. S. (2023). Educação para a Cidadania Digital: Um mapeamento sobre as práticas de ensino para promover a segurança e a privacidade de dados. Anais do Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI), 31. 2023, João Pessoa/PB. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 533-544. ISSN 2595-6175. DOI: 10.5753/wei.2023.230839.
Sociedade Brasileira de Computação (SBC). (2018). Diretrizes de ensino de computação na educação básica. Disponível em: [link].
Wing, J. M. (2016). Pensamento computacional – Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2016.
Bernardes, A. O. Elaboração de palavras-cruzadas para o ensino de astronomia para alunos surdos: A visão dos intérpretes. Educação Contemporânea-Volume 32, p. 24. 2021.
BRASIL a. (2022). BNCC Computação - Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: [link].
BRASIL b. (2022). Resolução Nº 1, de 4 de outubro de 2022. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC. Disponível em: [link].
Carneiro, F. C. (2020). A formação para a cidadania digital como responsabilidade compartilhada por escola e família. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte, 2020. 281 f. Disponível em: [link].
Csizmadia, A., et al. (2015). Computational thinking - a guide for teachers. Disponível em: [link].
Costa, V. B. O uso das metodologias ativas durante o estágio docente na modalidade de ensino remoto: um relato de experiência. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Gomes, G. F.; Souza, R. A. C. (2022). Transformação Digital na Educação para fomentar Competências Digitais. Concurso Alexandre Direne (Ctd-Ie) - Dissertações De Mestrado - Congresso Brasileiro De Informática Na Educação (CBIE), 11. Manaus. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 62-73. DOI: 10.5753/cbie_estendido.2022.226361.
Guarda, G. F. (2022). Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. 141 f. Tese (Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão). Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. Disponível em: [link].
Medeiros, S. R. S.; Martins, C. A.; Medeiros, I. G. (2021). Materiais didáticos utilizados nas formações de professores em Pensamento Computacional. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 32, 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 1096-1106. DOI: 10.5753/sbie.2021.218681.
Oliveira S. C.; Rodrigues, V. dos S. (2023). Formação em cidadania digital: professores com consciência crítica na era da informação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 10 n. 4, 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 mar. 2024.
Rojo, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 128 p.
Silva, E. da; Toledo, M. M. (2020). Uma proposta de jogo educacional digital para apoiar o ensino de anatomia do sistema muscular. Tópicos multidisciplinares em Ciências Biológicas.
Silva, L. H. de L.; França, R. S. (2023). Educação para a Cidadania Digital: Um mapeamento sobre as práticas de ensino para promover a segurança e a privacidade de dados. Anais do Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI), 31. 2023, João Pessoa/PB. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 533-544. ISSN 2595-6175. DOI: 10.5753/wei.2023.230839.
Sociedade Brasileira de Computação (SBC). (2018). Diretrizes de ensino de computação na educação básica. Disponível em: [link].
Wing, J. M. (2016). Pensamento computacional – Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2016.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
GUARDA, Graziela Ferreira.
Segurança Digital: Desenvolvendo habilidades da BNCC Computação - visão dos Professores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 526-535.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.241255.