Implantação do Ensino de Computação nas Escolas do Sertão do Submédio São Francisco: uma Investigação do Contexto Regional

Resumo


As Normas para o Ensino da Computação na Educação Básica determinam que todas as escolas brasileiras devem inserir em seus currículos conteúdos sobre cultura digital, mundo digital e pensamento computacional. Embora este seja um grande avanço para a educação brasileira, não se tem visibilidade da mobilização das escolas para este fim. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar o contexto regional no interior do Brasil em relação à implantação do currículo de computação e tecnologias nas escolas municipais. Neste artigo, são apresentados os resultados de entrevistas realizadas com dirigentes municipais de educação, os quais indicam que o conhecimento sobre as normas ainda não chegou a essas redes; que os professores ainda têm carência de conhecimentos básicos para lidar com tecnologias; e que a infraestrutura tecnológica ainda é muito precária.
Palavras-chave: Educação em computação, Currículo escolar

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Publicado
04/11/2024
SOUZA, Maria do Rosário; FALCÃO, Taciana Pontual. Implantação do Ensino de Computação nas Escolas do Sertão do Submédio São Francisco: uma Investigação do Contexto Regional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 536-548. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.241411.