Implantação do Ensino de Computação nas Escolas do Sertão do Submédio São Francisco: uma Investigação do Contexto Regional
Resumo
As Normas para o Ensino da Computação na Educação Básica determinam que todas as escolas brasileiras devem inserir em seus currículos conteúdos sobre cultura digital, mundo digital e pensamento computacional. Embora este seja um grande avanço para a educação brasileira, não se tem visibilidade da mobilização das escolas para este fim. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar o contexto regional no interior do Brasil em relação à implantação do currículo de computação e tecnologias nas escolas municipais. Neste artigo, são apresentados os resultados de entrevistas realizadas com dirigentes municipais de educação, os quais indicam que o conhecimento sobre as normas ainda não chegou a essas redes; que os professores ainda têm carência de conhecimentos básicos para lidar com tecnologias; e que a infraestrutura tecnológica ainda é muito precária.
Palavras-chave:
Educação em computação, Currículo escolar
Referências
ALONSO, Katia Morosov. Cultura digital e formação: entre um devir e realidades pungentes. Formação de Educadores na Cultura Digital a construção coletiva de uma proposta. [Recurso Eletrônico]/Orgs. Roseli Zen Cerny... [et. al.]. – 1 ed. – Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017.
BARANAUSKAS, M. Cecília C. Tecnologia e cenários de aprendizagem: uma abordagem sistêmica e socio-situada. Tecnologia e educação [recurso eletrônico]: passado, presente e o que está por vir – Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. VALENTE, J. A. et. al. (orgs.). Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018. Disponível em: [link] Acesso: 05/08/22.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: edições 70, 2020.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 5 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2ª versão. Brasília, DF, 2018. Disponível em: [link]. Acesso: 13/07/2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Brasília 2023. Disponível em: [link]. Acesso em 20 de mar. 2024.
CASTRO FILHO, José Aires de; RAABE, André Luís Alice; HEINSFELD, Bruna Damiana. Políticas Públicas para as Tecnologias na Educação e a Educação em Computação. Revista Tecnologias na Educação-ISSN: 1984-4751 – Ano 12 -Vol.33-Dezembro/2020.
CESTARI, Thiago N.; SILVA, Patrícia F. da; FRACARO, Adonis; SOARES, Fabrício; MAZZUCO, Alex. Caracterização dos Recursos Tecnológicos no Ensino Médio: uma avaliação dos censos escolares de 2013 a 2022. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 1080-1089. DOI: 10.5753/wie.2023.234855.
CETIC.BR. Conectividade nas escolas brasileiras aumenta após a pandemia, mas faltam dispositivos para acesso à Internet pelos alunos, revela TIC Educação 2022. [link]. Acesso em 18/03/2024.
CIEB. CENTRO DE INOVAÇÃO PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Notas Técnicas #12. Conceitos e Conteúdos de Inovação e Tecnologia (I&T) na BNCC. São Paulo: CIEB, 2018. E-book em pdf. Disponível em: [link], 2018. Acesso em: 22 de jul. de 2023.
CONFORTO, Debora et al. Pensamento computacional na educação básica: interface tecnológica na construção de competências do século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: [link] Acesso: Acesso em: 18/07/23.
GIL, Antonio C. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. São Paulo: Atlas, Grupo GEN, 2021.
GUARDA, Graziela Ferreira; SILVEIRA, Ismar Frango. Desafios e caminhos para a implementação da BNCC Computação no Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 798-809. DOI: 10.5753/wie.2023.232658.
LAUTERT, Cíntia; ARAGON, Rosane. Formação de Professores para o Uso das Tecnologias Digitais em Sala de Aula: Um Estudo de Caso no Curso Normal. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 899-908. DOI: 10.5753/wie.2023.234665.
LEITE, Raquel Machado; GOMES, Raquel Salcedo. Desafios e Perspectivas para a integração da Computação na Rede Educacional de Dois Irmãos/RS. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 148-157. DOI: 10.5753/wie.2023.234347.
MEDEIROS, Handerson B.; NUNES, Isabel D.; ARANHA, Eduardo. Avaliação de Habilidades e Competências do Século XXI a partir do Comportamento do Estudante em Jogos Digitais. In: Anais do VII Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação. SBC, 2018. [link]. Acesso: 12/06/22.
RIBEIRO, Leila et al. Proposta para Implantação do Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil. In: Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2022. p. 278-288.
SBC. Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. 2017. Disponível em [link]. Acesso em 13 de outubro de 2020.
SBC. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. 2019. Disponível em [link]. Acesso em 13 de outubro de 2020.
VALENTE, J. A. et. al. (orgs.). Tecnologia e educação [recurso eletrônico]: passado, presente e o que está por vir – Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018. Disponível em: [link] Acesso: 05/08/22.
ASSIS, Mário dos Santos de; VIEIRA-SANTOS, Joene. Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) na construção do saber docente virtual: uma revisão sistemática. Acta scientiarum. education, v. 43, 2021.
BARANAUSKAS, M. Cecília C. Tecnologia e cenários de aprendizagem: uma abordagem sistêmica e socio-situada. Tecnologia e educação [recurso eletrônico]: passado, presente e o que está por vir – Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. VALENTE, J. A. et. al. (orgs.). Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018. Disponível em: [link] Acesso: 05/08/22.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: edições 70, 2020.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 5 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2ª versão. Brasília, DF, 2018. Disponível em: [link]. Acesso: 13/07/2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Brasília 2023. Disponível em: [link]. Acesso em 20 de mar. 2024.
CASTRO FILHO, José Aires de; RAABE, André Luís Alice; HEINSFELD, Bruna Damiana. Políticas Públicas para as Tecnologias na Educação e a Educação em Computação. Revista Tecnologias na Educação-ISSN: 1984-4751 – Ano 12 -Vol.33-Dezembro/2020.
CESTARI, Thiago N.; SILVA, Patrícia F. da; FRACARO, Adonis; SOARES, Fabrício; MAZZUCO, Alex. Caracterização dos Recursos Tecnológicos no Ensino Médio: uma avaliação dos censos escolares de 2013 a 2022. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 1080-1089. DOI: 10.5753/wie.2023.234855.
CETIC.BR. Conectividade nas escolas brasileiras aumenta após a pandemia, mas faltam dispositivos para acesso à Internet pelos alunos, revela TIC Educação 2022. [link]. Acesso em 18/03/2024.
CIEB. CENTRO DE INOVAÇÃO PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Notas Técnicas #12. Conceitos e Conteúdos de Inovação e Tecnologia (I&T) na BNCC. São Paulo: CIEB, 2018. E-book em pdf. Disponível em: [link], 2018. Acesso em: 22 de jul. de 2023.
CONFORTO, Debora et al. Pensamento computacional na educação básica: interface tecnológica na construção de competências do século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: [link] Acesso: Acesso em: 18/07/23.
GIL, Antonio C. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. São Paulo: Atlas, Grupo GEN, 2021.
GUARDA, Graziela Ferreira; SILVEIRA, Ismar Frango. Desafios e caminhos para a implementação da BNCC Computação no Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 798-809. DOI: 10.5753/wie.2023.232658.
LAUTERT, Cíntia; ARAGON, Rosane. Formação de Professores para o Uso das Tecnologias Digitais em Sala de Aula: Um Estudo de Caso no Curso Normal. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 899-908. DOI: 10.5753/wie.2023.234665.
LEITE, Raquel Machado; GOMES, Raquel Salcedo. Desafios e Perspectivas para a integração da Computação na Rede Educacional de Dois Irmãos/RS. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 148-157. DOI: 10.5753/wie.2023.234347.
MEDEIROS, Handerson B.; NUNES, Isabel D.; ARANHA, Eduardo. Avaliação de Habilidades e Competências do Século XXI a partir do Comportamento do Estudante em Jogos Digitais. In: Anais do VII Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação. SBC, 2018. [link]. Acesso: 12/06/22.
RIBEIRO, Leila et al. Proposta para Implantação do Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil. In: Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2022. p. 278-288.
SBC. Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. 2017. Disponível em [link]. Acesso em 13 de outubro de 2020.
SBC. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. 2019. Disponível em [link]. Acesso em 13 de outubro de 2020.
VALENTE, J. A. et. al. (orgs.). Tecnologia e educação [recurso eletrônico]: passado, presente e o que está por vir – Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018. Disponível em: [link] Acesso: 05/08/22.
ASSIS, Mário dos Santos de; VIEIRA-SANTOS, Joene. Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK) na construção do saber docente virtual: uma revisão sistemática. Acta scientiarum. education, v. 43, 2021.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
SOUZA, Maria do Rosário; FALCÃO, Taciana Pontual.
Implantação do Ensino de Computação nas Escolas do Sertão do Submédio São Francisco: uma Investigação do Contexto Regional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 536-548.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.241411.