Educação Inclusiva em Realidade Aumentada: Recurso Instrucional Digital para Apoiar a Formação de Alunos no Ensino de Computação

  • Bruno P. C. dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maici D. Leite Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Paulo J. Varela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo


A Realidade Aumentada (RA) tenciona enriquecer o ambiente físico com elementos virtuais. O respectivo artigo utiliza essa tecnologia, a fim de desenvolver um recurso instrucional digital, para apoiar a formação de alunos em relação aos saberes computacionais. Esse objetivo relaciona-se, com as demandas emergentes na Educação Básica sobre ensino de Computação semeado por determinada educação inclusiva, e qualitativa. Nesse sentido, os resultados mostraram-se satisfatórios em proveito, a conceder experimento, e personalização do estudo pelos alunos quanto, ao ensino de dispositivos computacionais em RA. Assim, a união entre elementos impressos, e manipulação de objetos virtuais concerne, um ARbook capaz de incentivar a capacitação de estudantes.
Palavras-chave: Realidade Aumentada, Ensino de Computação, Informática na Educação, Software Educacional

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Publicado
04/11/2024
SANTOS, Bruno P. C. dos; LEITE, Maici D.; VARELA, Paulo J.. Educação Inclusiva em Realidade Aumentada: Recurso Instrucional Digital para Apoiar a Formação de Alunos no Ensino de Computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 549-560. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242039.