Uma Arquitetura Pedagógica para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica
Resumo
Este trabalho descreve a proposta de uma Arquitetura Pedagógica (AP) para o desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) nos anos finais do Ensino Fundamental, tomando por base a criação de soluções direcionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A metodologia é do tipo descritiva, caracterizando o aporte teórico para o embasamento da AP, bem como, as principais etapas do processo de construção e possibilidades de aplicação. Como resultado preliminar, este trabalho revelou que a AP proposta é viável e valiosa para apoiar o trabalho docente e o desenvolvimento dos estudantes na criação de soluções para problemas reais, de maneira reflexiva, cooperativa e autônoma, utilizando o PC.
Palavras-chave:
arquitetura pedagógica, pensamento computacional, educação básica
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
BIANCARDI, Cristiano; LEITE, Raquel Machado; MENEZES, Crediné Silva de.
Uma Arquitetura Pedagógica para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 623-634.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242465.