A Formação De Professores E Sua Relação Com O Uso Das Tecnologias Digitais Nas Práticas Pedagógicas

Resumo


Este artigo se articula com a pesquisa “FORMAÇÃO DOCENTE EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E SEU IMPACTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um estudo de caso”. Ele traz resultados das análises de coletas de dados e entrevistas com professores da rede municipal de São Leopoldo/RS, pelo Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional. O trabalho faz a discussão entre os conhecimentos adquiridos nas formações docentes e a forma como essa apropriação metodológica e tecnológica inspiraram práticas pedagógicas. O texto traz contextualização do problema, e apresenta a metodologia, uma breve descrição dos sujeitos participantes, a análise das categorias, resultados, discussão e considerações finais.

Palavras-chave: Formação Docente, Tecnologias Digitais, Práticas Pedagógicas

Referências

Bardin, Laurence. (2011) “Análise de conteúdo”, São Paulo: Edições 70.

Elicker, A. T.; Barbosa, D. N. F. (2021) “Literacia digital”, 1. ed. Porto Alegre: Cirkula.

Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro. (2016) “Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito”, Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, DOI DOI: 10.1590/S2176-6681/288236353. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 maio 2024.

Gil, Antonio Carlos. (2002) “Como elaborar projetos de pesquisa”, 4. ed. São Paulo: Atlas.

Gonsales, Priscila; Biancconi, Giulliana. (2022) “Lea Fagundes tecnologias digitais”, Biografia colaborativa sobre o trabalho da educadora. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 maio 2024.

Lakatos, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade. (2003) “Fundamentos de metodologia científica”, São Paulo: Atlas.

Modelski, Daiane; Giraffa, Lúcia M. M.; Casartelli, Alam de Oliveira. (2019) “Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas”, Educ. Pesqui. São Paulo, v. 45, e180201.Disponível em: [link]. Acesso em: 02 maio 2024.

Moran, José Manuel; Masetto, Marcos T. ([202-?]) “Novas tecnologias e mediação pedagógica”, Disponível em: [link]. Acesso em: 01 maio 2024.

Moran, José Manuel; Masetto, Marcos T.; Behrens, Marilda Aparecida. (2000) “Novas tecnologias e mediação pedagógica”, Campinas: Papirus.

Moran, José. (2013) “Caminhos que facilitam a aprendizagem”, In: Moran, José. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, 21. ed., São Paulo, p. 27-29. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 maio 2024.

Osmundo, Lidiana. (2018) “BNCC e a Cultura Digital”, CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Instituto de Singularidades. São Paulo. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 maio 2024.

SMED. Secretaria Municipal de Educação. Prefeitura Municipal de São Leopoldo. (2021) “Documento Orientador do Currículo do Território de São Leopoldo/RS – Princípios de concepções”, São Leopoldo: Ed. Unisinos.
Publicado
04/11/2024
MÜLLER, Andrea Dreher; BARBOSA, Débora Nice Ferrari; MIORELLI, Sandra Teresinha. A Formação De Professores E Sua Relação Com O Uso Das Tecnologias Digitais Nas Práticas Pedagógicas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 656-668. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242562.