A perspectiva docente na integração das tecnologias: utilizando atividades investigativas no ensino de Matemática
Resumo
Os processos de inovação educacional aliados à utilização de recursos tecnológicos implicam diretamente no trabalho docente. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo compreender e analisar a perspectiva docente acerca da integração do uso das tecnologias a partir de atividades elaboradas para o ensino do conteúdo de função afim. Foram realizadas recolha e análise de dados a partir da aplicação das atividades em um grupo focal de professoras de matemática, assim foram levadas em consideração suas sugestões e apontamentos. Os resultados evidenciaram uma postura acolhedora das docentes em relação às propostas e demonstrou a preocupação em atender às novas demandas educacionais.
Palavras-chave:
Matemática, Tecnologia, Docência, Práticas Pedagógicas
Referências
Basso, M.; Notare, M. R. (2015) Pensar-com Tecnologias Digitais de Matemática Dinâmica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 mai. 2024.
Bona, A. S. D.; Basso, M. V. D. A. Modelagem de Matemática em Situações Criativas e o Algoritmo mediado pelo Pensamento Computacional. In: Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola. SBC, 2023. p. 213-224.
Magalhães Júnior, A.; Batista, M. C. (2023) Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. – 2. ed. – Ponta Grossa - PR: Atena.
Moran, J. M. (2004) Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.12, p.13-21, maio/ago. Disponível em [link].
Silva, G. G. (2023) Um conjunto de atividades investig(ativas) de função afim ancoradas no modelo híbrido. Orientadora: Aline Silva De Bona. TCC (Graduação) – Licenciatura em Matemática, IFRS - Osório, RS. Disponível em: [link].
Silva, R. A. D.; Camargo, A. L. de. (2015), A cultura escolar na era digital: o impacto da aceleração tecnológica na relação professor-aluno. In: Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Bacich, Lilian; Tanzi Neto, Adolfo; Trevisani, Fernando de Mello (Orgs.). Porto Alegre: Penso, cap. 9, p. -169.
Souza, K. L. D.; Silva, G. G. D; Bona, A. S. D. O uso de tecnologias digitais na combinação de modelos híbridos para o ensino de função afim. In: Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE), 1., Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2023. p. 42-51.
Bona, A. S. D.; Basso, M. V. D. A. Modelagem de Matemática em Situações Criativas e o Algoritmo mediado pelo Pensamento Computacional. In: Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola. SBC, 2023. p. 213-224.
Magalhães Júnior, A.; Batista, M. C. (2023) Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. – 2. ed. – Ponta Grossa - PR: Atena.
Moran, J. M. (2004) Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.12, p.13-21, maio/ago. Disponível em [link].
Silva, G. G. (2023) Um conjunto de atividades investig(ativas) de função afim ancoradas no modelo híbrido. Orientadora: Aline Silva De Bona. TCC (Graduação) – Licenciatura em Matemática, IFRS - Osório, RS. Disponível em: [link].
Silva, R. A. D.; Camargo, A. L. de. (2015), A cultura escolar na era digital: o impacto da aceleração tecnológica na relação professor-aluno. In: Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Bacich, Lilian; Tanzi Neto, Adolfo; Trevisani, Fernando de Mello (Orgs.). Porto Alegre: Penso, cap. 9, p. -169.
Souza, K. L. D.; Silva, G. G. D; Bona, A. S. D. O uso de tecnologias digitais na combinação de modelos híbridos para o ensino de função afim. In: Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação (WETIE), 1., Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2023. p. 42-51.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
SILVA, Giulia Gonçalves da; SOUZA, Kelli Lessa de; BONA, Aline Silva de.
A perspectiva docente na integração das tecnologias: utilizando atividades investigativas no ensino de Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 681-688.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242640.