Autonomia e aprendizagem de alunos universitários em projetos autorais conectivistas nas redes sociais

  • Eduardo S. Junqueira Universidade Federal do Ceará
  • Mirela Paiva Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este artigo apresenta resultados de um estudo sobre o desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem de alunos universitários em uma disciplina EaD. Com base na perspectiva teórica do Conectivismo, eles desenvolveram um Projeto Autoral através de páginas criadas por eles em redes sociais de sua escolha. A maioria dos alunos considerou que a experiência teve impactos positivos na melhoria da sua autonomia e da aprendizagem escolar no âmbito da disciplina. Porém, também relataram dificuldades para realizarem as publicações autorais nas redes sociais relacionadas a seus estudos, e as trocas entre alunos e internautas nas páginas criadas foram escassas, ao contrário do que em geral ocorre nas redes sociais.

Palavras-chave: Autonomia, Conectivismo, Redes Sociais, Ensino superior

Referências

Bogdan, R. and Biklen, S. K. (2003) Qualitative Research for Education, Allyn and Bacon, New York.

Boud, D. (1988) "Moving Towards Autonomy", In: Boud, D. Developing Student Autonomy in Learning, Routledge, London.

Charmaz, K. (2009) A Construção da Teoria Fundamentada: Guia Prático para Análise Qualitativa, Artmed, Porto Alegre.

Faria, G. S. and Guimarães, T. M. (2016) "Autonomia para Estudos de EaD: Entre o Ideal e o Real", Anais Simpósio Internacional de Educação a Distância, [link].

Gottardi, M. (2015) "A Autonomia na Aprendizagem em Educação a Distância: Competência a ser Desenvolvida pelo Aluno", Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 14, [link].

Guo, P., Saab, N., Post, L., Admiraal, W., (2020), A review of project-based learning in higher education: Student outcomes and measures, International Journal do Educational Research, [link].

Kop, R. (2011) "The Challenges to Connectivist Learning on Open Online Networks: Learning Experiences during a Massive Open Online Course", International Review of Research in Open and Distance Learning, vol. 12, n. 3, p. 19-38.

Perez, E., Manca, S., Fernández-Pascual, r. and Mc Guckin, C. (2023) A systematic review of social media as a teaching and learning tool in higher education: A theoretical grounding perspective, Education and Information Technologies, [link]

Romanelli, G. and Biasoli, Z. M. (Eds.) (1998) Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa, Legis Summa, Ribeirão Preto.

Romão, E. and Oliveira, S. (2010) "Autonomia e dialogia na Educação a Distância: Aproximações críticas", IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, [link].

Siemens, G. (2006) "Connectivism: Learning and Knowledge Today", [link].

Siemens, G. (2004) "Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age", Elearnspace, [link].

Torres, D., Estevam, G., Nóbrega, G. (2022), Redes Sociais Descentralizadas na graduação em Computacao: implantação, percepção discente, possibilidades, Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022), [link].

Vandeyar, T. (2020). The academic turn: Social media in higher education, Education and Information Technologies, [link].
Publicado
04/11/2024
JUNQUEIRA, Eduardo S.; PAIVA, Mirela. Autonomia e aprendizagem de alunos universitários em projetos autorais conectivistas nas redes sociais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 712-717. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.241832.