Introduzindo o Pensamento Computacional através de Algoritmos no Ensino Fundamental: Uma Experiência com Alunos do 5º Ano
Resumo
A compreensão de conceitos básicos de Pensamento Computacional, como algoritmos, é essencial para a formação dos alunos em um mundo cada vez mais digital. Este artigo relata uma experiência prática realizada com turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de ensinar conceitos básicos de algoritmos de forma lúdica e interativa. Utilizando exemplos práticos do cotidiano, a aula destacou a importância dos algoritmos na solução de problemas e na organização de tarefas. Através de atividades práticas e colaborativas, os alunos foram incentivados a criar e discutir seus próprios algoritmos, consolidando o entendimento do conceito e sua aplicabilidade.
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Computação e Educação, Informática Educativa, Informática e Educação
Referências
Barr, V., & Stephenson, C. (2011). “Bringing computational thinking to K-12: What is involved and what is the role of the computer science education community?” Acm Inroads, 2(1), 48-54.
Brasil (2022). BNCC Computação – “Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação”. Disponível em: [link]
Cormen, T. H., Leiserson, C. E., Rivest, R. L., & Stein, C. (2009). “Introduction to Algorithms”. rd ed.
Grover, Shuchi, and Roy Pea. "Computational thinking in K–12: A review of the state of the field." Educational researcher 42.1 (2013): 38-43.
Kohler, L., Mattos, M., Lopes, M., Fronza, L., Silveira, H., Fibrantz, G., Rosa, V., & Son, L. (2021). “Análise dos Resultados de um Estudo de Caso Aplicando Pensamento Computacional no Ensino Fundamental com Foco na Produção de Algoritmos”. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, (pp. 106-115). Porto Alegre: SBC.
Knuth, D. E. (1997). “The Art of Computer Programming, volume 1 Fundamental Algorithms”. Addison Wesley Longman Publishing Co., Inc..
Wing, J. M. (2006). “Computational thinking”. Communications of the ACM, 49(3) 33 35
Brasil (2022). BNCC Computação – “Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação”. Disponível em: [link]
Cormen, T. H., Leiserson, C. E., Rivest, R. L., & Stein, C. (2009). “Introduction to Algorithms”. rd ed.
Grover, Shuchi, and Roy Pea. "Computational thinking in K–12: A review of the state of the field." Educational researcher 42.1 (2013): 38-43.
Kohler, L., Mattos, M., Lopes, M., Fronza, L., Silveira, H., Fibrantz, G., Rosa, V., & Son, L. (2021). “Análise dos Resultados de um Estudo de Caso Aplicando Pensamento Computacional no Ensino Fundamental com Foco na Produção de Algoritmos”. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, (pp. 106-115). Porto Alegre: SBC.
Knuth, D. E. (1997). “The Art of Computer Programming, volume 1 Fundamental Algorithms”. Addison Wesley Longman Publishing Co., Inc..
Wing, J. M. (2006). “Computational thinking”. Communications of the ACM, 49(3) 33 35
Publicado
04/11/2024
Como Citar
ARAUJO, Fernanda Couto S.; PAES, Elizabeth Domiciano; FRANÇA, Juliana B. S..
Introduzindo o Pensamento Computacional através de Algoritmos no Ensino Fundamental: Uma Experiência com Alunos do 5º Ano. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 30. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 718-723.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2024.242337.