Expressar-se digitalmente: uma experiência de autoria e identidade no 3º ano do Ensino Fundamental

  • Raquel Moreira Machado Fernandes Colégio Pedro II / UFRJ
  • Fernanda Couto dos Santos Araújo Colégio Pedro II / UFRJ
  • Juliana Baptista dos Santos França UFRJ
  • Claudia Lage Rebello da Motta UFRJ

Resumo


Este artigo relata a experiência do “Projeto Identidade”, desenvolvido no Colégio Pedro II com 166 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental em sete etapas ao longo de nove semanas. As atividades uniram a descoberta da identidade pessoal ao uso criativo e crítico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Fundamentado em preceitos como letramento digital, autoria e valorização da identidade, o projeto possibilitou a criação de livros digitais, desenvolvendo habilidades técnicas, autorais e reflexivas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultado, o projeto promoveu protagonismo, autonomia e respeito às diversidades e contribuiu para o fortalecimento da autoestima dos estudantes.

Referências

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Publicado
24/11/2025
FERNANDES, Raquel Moreira Machado; ARAÚJO, Fernanda Couto dos Santos; FRANÇA, Juliana Baptista dos Santos; MOTTA, Claudia Lage Rebello da. Expressar-se digitalmente: uma experiência de autoria e identidade no 3º ano do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 186-195. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13486.