Despertando Vocações Através da Capacitação em Tecnologia: Experiências com Alunas do Ensino Médio da ECI EEFM Professor Celestin Malzac
Resumo
Este trabalho apresenta as iniciativas desenvolvidas com alunas do 1º ano do ensino médio da ECI EEFM Professor Celestin Malzac na cidade de João Pessoa/PB durante o ano de 2019. As iniciativas incluíram a computação desplugada, minicurso de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, além de palestras e debates sobre as personalidades femininas de destaque bem como a inserção feminina na tecnologia. Ao final das atividades foi aplicado um questionário de avaliação onde os dados obtidos são também apresentados, analisados e discutidos.
Referências
Carvalho, M. E.; Rabay, G. (2013) Gênero e Educação Superior: Apontamentos Sobre o Tema. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.
Cooper, J., Eddy, P., Hart, J., Lester, J., Lukas, S., Eudey, B., Glazer-Raymo, J., Madden, M. (2010). Improving Gender Equity in Postsecondary Education. Handbook for Achieving Gender Equity Through Education 2 ed., p. 631-653. New York and London: Routledge.
Hill, C., Corbett, C. e St. Rose, A. (2010). Why so Few? Women in Science, Technology, Engineering, and Mathematics. AAUW, Washington DC.
Maciel,C., Bim, S. A. (2016) “Programa Meninas Digitais – Ações para divulgar a computação para meninas do ensino médio”, In: Computer on the Beach, 2016, Itajaí – SC. Anais do Computer on the Beach 2016 e recurso eletrônico, 2016. p. 327-336.
Martins, A., Silva, J. D., Santos, J., Dantas, A. (2019). Fatores que Atraem e Afastam as Meninas de Cursos da Área de TI. In: Anais do 13º Women in Information Technology (WIT2019). SBC, 2019.
Mattos, G. O., Moreira, J. A., Moura, A. F. S. A., Nascimento, A. B., Oliveira, C. O. (2018). Oficinas de Programação para Meninas: Despertando o Interesse Pela Computação. In: Anais do 26º Workshop Sobre Educação em Computação (WEI2018). SBC, 2018.
Moreira, J. A., Mattos, G. O., Moreira, G. A.; Oliveira, C. C., Nascimento, A. B., Moura, A. F. S. A., Sousa, S. A. (2018). Barreiras que Impedem a Opção das Meninas pelas Ciências Exatas e Computação: Percepção de Alunas do Ensino Médio. In: Anais do 12º Women in Information Technology (WIT2018). SBC, 2018.
Moura, A. F. S. A, Tavares, T. H. C., Moreira, J. A., Silva, R. M., Mattos, G. O. (2019). Virtualização de questões da OBI para o desenvolvimento do pensamento computacional. In: Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2019).
SBC. Sociedade Brasileira de Computação. Educação Superior em Computação Estatísticas – 2016. Disponível em: [http://sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/133-estatisticas/1167-educacao-superior-em-computacao-estatisticas-2016].
STI – Superintendência de Tecnologia da Informação, (2019). Universidade Federal da Paraíba.
Wajcman, J. (2006) El Tecno Feminismo. Madrid: Ediciones Cátedra, 2006. (Colección Feminismos).