O Moodle de Lovelace e a Interpretação Surda no Ensino e na Aprendizagem do Pensamento Computacional

Resumo


O Moodle de Lovelace é um conjunto de cursos híbridos de Pensamento Computacional, Programação e Robótica que tem como objetivo dar uma formação inicial como chamada de meninas para as carreiras de computação. Como essa chamada se estende às meninas surdas, desenvolvemos o curso de Pensamento Computacional do Moodle e Lovelace com videoaulas interpretadas por uma professora surda e com conteúdos traduzidos para Libras através da ferramenta Vlibras. Com essa proposta de ensino híbrido com a inclusão de surdas, relatamos a experiência de ensino de Pensamento Computacional de uma intérprete surda e uma experiência de aprendizagem de uma estudante surda que, em Libras, expressa de forma criativa o seu pensamento computacional na resolução de um problema. Essas experiências mostram como os surdos podem se interessar pela computação se forem iniciados no Pensamento Computacional e incentivados a desenvolvê-lo de forma livre e criativa.

Palavras-chave: Moodle, Pensamento Computacional, Surda

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Publicado
30/06/2020
OLIVEIRA, Márcia Gonçalves; MEDEIROS, Soraya Roberta dos Santos; LEITE, Ana Carla Kruger; BODART, Clara Marques; MARTINS, Cibelle Amorim. O Moodle de Lovelace e a Interpretação Surda no Ensino e na Aprendizagem do Pensamento Computacional. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 80-89. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11278.