O Moodle de Lovelace e a Interpretação Surda no Ensino e na Aprendizagem do Pensamento Computacional

Resumo


O Moodle de Lovelace é um conjunto de cursos híbridos de Pensamento Computacional, Programação e Robótica que tem como objetivo dar uma formação inicial como chamada de meninas para as carreiras de computação. Como essa chamada se estende às meninas surdas, desenvolvemos o curso de Pensamento Computacional do Moodle e Lovelace com videoaulas interpretadas por uma professora surda e com conteúdos traduzidos para Libras através da ferramenta Vlibras. Com essa proposta de ensino híbrido com a inclusão de surdas, relatamos a experiência de ensino de Pensamento Computacional de uma intérprete surda e uma experiência de aprendizagem de uma estudante surda que, em Libras, expressa de forma criativa o seu pensamento computacional na resolução de um problema. Essas experiências mostram como os surdos podem se interessar pela computação se forem iniciados no Pensamento Computacional e incentivados a desenvolvê-lo de forma livre e criativa.

Palavras-chave: Moodle, Pensamento Computacional, Surda

Referências

Bordini, A., Avila, C. M. O., Weisshahn, Y., da Cunha, M. M., da Costa Cavalheiro, S. A., Foss, L., Aguiar, M. S., and Reiser, R. H. S. (2016). Computaçao na educaçao básica no brasil: o estado da arte. Revista de Informática Teórica e Aplicada, 23(2):210–238.

Boscarioli, C., Galante, G., Oyamada, M. S., Zara, R. A., and Villwock, R. (2015). Aluno surdo na ciência da computação: Discutindo os desafios da inclusão. In Anais do XXIII WEI - Workshop sobre Educação em Computação – CSBC 2015.

Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. PhD thesis, Tese (Doutorado)- Informática na Educação, Cinted, Universidade Federal do Rio Grande do Sul .

Csizmadia, A., Curzon, P., Dorling, M., Humphreys, S., Ng, T., Selby, C., and Woollard, J. (2015). Computational thinking-a guide for teachers.

Gonçalves, E., Vilela, J., Peixoto, M., Oliveira, F., and Castro, J. (2015). Produção de videoaulas de programação em java acessíveis no contexto de um projeto de capacitação profissional para pessoas surdas. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 26, page 877.

Nascimento, M. D., de MB Oliveira, F. C., Alves, S. S. A., de Freitas, A. T., Gomes, L.

A. C., and de Matos, A. S. (2017). A comparative study of deaf and non-deaf students’ performance when using a visual java debugger. In 2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE. Oliveira, M., Leite, A., Silva, M., Bodart, C. M., and Nascimento, G. (2019). A história da condessa surda de lovelace: Um relato de experiência de ensino híbrido e assistivo de programação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 51–60.SBC.

Oliveira, M., Nascimento, G., Lopes, M., Silva, A., da Costa, L. B., and Amaral, J. (2018a). Recomendações de ações e tecnologias para a acessibilidade de surdos em curso de programação a distância. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 24, page 459.

Oliveira, M. G., Rutinelli da Penha, F., da Silva Lopes, M. F., Silva, A. C., do Amaral, J. G., Medeiros, H. F., et al. (2018b). O Moodle de Lovelace: Um Curso a Distância de Python Essencial, Ativo e Prático para Formação de Programadoras. In 12o Women in Information Technology (WIT 2018). SBC.

Seymour, P. (1980). Mindstorms; children, computers and powerful ideas. New York: Basic Book.

Teran, L., Araújo, F., and Pires, Y. (2019). Elis: Uma ferramenta inclusiva para o ensino de lógica de programação aos surdos. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, page 1024.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Wing, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, 366(1881):3717–3725.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Márcia Gonçalves; MEDEIROS, Soraya Roberta dos Santos; LEITE, Ana Carla Kruger; BODART, Clara Marques; MARTINS, Cibelle Amorim. O Moodle de Lovelace e a Interpretação Surda no Ensino e na Aprendizagem do Pensamento Computacional. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 14. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 80-89. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11278.