Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de TI

Resumo


O estudo aborda as trajetórias escolares e profissionais de egressas de um Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O objetivo do estudo é analisar aspectos que influenciam a formação de trajetórias profissionais femininas na área de TI. A pesquisa é de abordagem qualitativa, baseado no método de estudo de caso e realizou 09 entrevistas narrativas com egressas do referido Curso. A compreensão das trajetórias é feita a partir da concepção dos processos de socialização de gênero. Entre os principais resultados encontrados destacam-se as formas de preconceito de gênero no Curso, mesmo que quase sempre velados e as formas de discriminação no mundo do trabalho.
Palavras-chave: Gênero, Estágio Profissional, Educação

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Publicado
18/07/2021
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PETRÓ, Vanessa; FERREIRA, Vinicius Hartmann; MULLER, Renata Luiza; HAHN, Jéssica Gabrieli Schmitz; ASSMANN, Leandro von Borstel. Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de TI. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 61-70. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15842.