Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de TI
Resumo
O estudo aborda as trajetórias escolares e profissionais de egressas de um Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O objetivo do estudo é analisar aspectos que influenciam a formação de trajetórias profissionais femininas na área de TI. A pesquisa é de abordagem qualitativa, baseado no método de estudo de caso e realizou 09 entrevistas narrativas com egressas do referido Curso. A compreensão das trajetórias é feita a partir da concepção dos processos de socialização de gênero. Entre os principais resultados encontrados destacam-se as formas de preconceito de gênero no Curso, mesmo que quase sempre velados e as formas de discriminação no mundo do trabalho.
Palavras-chave:
Gênero, Estágio Profissional, Educação
Referências
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Publicado
18/07/2021
Como Citar
PETRÓ, Vanessa; FERREIRA, Vinicius Hartmann; MULLER, Renata Luiza; HAHN, Jéssica Gabrieli Schmitz; ASSMANN, Leandro von Borstel.
Discriminação de gênero e inserção de meninas na área de TI. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 61-70.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15842.