Elas Digitais: protagonismo feminino para falar de cursos e carreiras na área de Computação

  • Caroline Reis Vieira Santos Rauta IFSC
  • Daniela Sbizera Justo IFSC
  • Rayana Prata Neves IFSC
  • Djhesica Moreira Cortez IFSC
  • Amanda de Oliveira Casagrande IFSC

Resumo


Este trabalho apresenta um projeto de extensão cujo objetivo foi criar materiais com protagonismo feminino para divulgar carreiras na área da Computação. Foi realizada uma chamada via e-mail para entrevistas para as participantes do Elas Digitais e, a partir da adesão das profissionais de diferentes graduações, foi realizada pesquisa sobre os cursos de Licenciatura em Computação, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia de Computação. Como resultado, produziram-se quatro episódios de podcast e dois fôlderes com informações sobre os cursos supracitados. Esse material foi disponibilizado pela página do projeto para reprodução gratuita e distribuição em eventos que envolvam mulheres.
Palavras-chave: Podcast, Carreira, Extensão

Referências

BRASIL. Ministério da Educação (2014). Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. . Ministérios da Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16705-res1-2014-cne-ceb-05122014&category_slug=dezembro-2014-pdf&Itemid=30192, [accessed on Feb 12].

BRASIL. Ministério da Educação (2016). Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia. . Ministérios da Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=98211-cncst-2016-a&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192, [accessed on Feb 12].

Costa, S. R. (2009). Dicionário de Gêneros Textuais. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica.

Erica Castro, Maria Oliveira, and Lenka Rejfířová (2020 2018). Mulheres de Produto. https://open.spotify.com/show/1rfUWxL2Ia7kA343ClLya1, [accessed on Feb 15].

Jessi Zanelato and Ana Eliza (2020 2016). PodProgramar | Porque nós podemos! https://podprogramar.com.br/, [accessed on Feb 15].

Macedo, M. M. G., Mattos, A. B., Vasconcelos, M., Martinazzo, A. and Lopes, R. (9 aug 2018). Identificando Influências na Escolha de uma Graduação emExatas: um Estudo Qualitativo e Comparativo de Gênero. In Anais do Women in Information Technology (WIT). . Sociedade Brasileira de Computação - SBC. https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/3371/3333, [accessed on Feb 12].

Villarta-Neder, M. A. and Ferreira, H. M. (4 aug 2020). O PODCAST COMO GÊNERO DISCURSIVO: ORALIDADE E MULTISSEMIOSE AQUÉM E ALÉM DA SALA DE AULA. Letras, p. 35–56.

Zorzo, A. F., Nunes, D., Steinmacher, I., et al. ([S.d.]). Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação 2017.
Publicado
18/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
RAUTA, Caroline Reis Vieira Santos; JUSTO, Daniela Sbizera; NEVES, Rayana Prata; CORTEZ, Djhesica Moreira; CASAGRANDE, Amanda de Oliveira. Elas Digitais: protagonismo feminino para falar de cursos e carreiras na área de Computação. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 285-289. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15867.