Mentoria em programação: aprendendo ao ensinar e ensinando ao aprender

  • Thais Regina de M. B. Silva UFV
  • Gláucia Braga e Silva UFV
  • Maria Theresa Arruda Henriques UFV

Resumo


Diversos trabalhos na literatura mostram as dificuldades rotineiras encontradas por estudantes no processo inicial de aprendizado da programação de computadores. Em particular, esta questão tem o potencial de aumentar a resistência e a evasão de meninas. Este artigo apresenta a forma como relações de mentoria foram instituídas no programa MinasCoders, despertando interesse e motivação na programação, nos cursos e na área de tecnologia de modo geral. Os resultados mostraram que o empoderamento de mentoras e o sentimento de acolhimento de mentoradas se traduziram em aprendizado concreto.
Palavras-chave: ensino-aprendizagem, programação de computadores, empoderamento feminino

Referências

Arimoto, M. and Oliveira, W. (2019). Dificuldades no processo de aprendizagem de programação de computadores: um survey com estudantes de cursos da Área de Computação. In: Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 244–254.

Bordin, A., Finger, A., Gindri, L., and de Mello, A. (2020). Tutoria das gurias: Uma ação de acompanhamento de alunas ingressantes em cursos de computação. In: Anais do XIV Women in Information Technology, pages 129–138.

Flor, D., da Cruz, E., Possebom, A., Junior, C. B., Hübner, R., Gonçalves, P., da Silva, C., and Aylon, L. (2020). Mannaacademy: impulsionando o protagonismo feminino através de uma rede interinstitucional de extensão universitária. In: Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 26–30

Medeiros, R., Falcao, T., and Ramalho, G. (2020). Ensino e aprendizagem de introdução à programação no ensino superior brasileiro: Revisão sistemática da literatura. In: Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 186–190.

Pinto, N., Araujo, A., Mendes, E., Pavani, G., Silva, K., Neto, R., Salles, K., and Rivero, L. (2020). Quando a aluna se torna a mestre: Um relato da experiência de alunas de graduação aplicando dinâmicas de ensino de computação para alunas de ensino médio. In: Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 36–40.
Publicado
18/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Thais Regina de M. B.; BRAGA E SILVA, Gláucia; HENRIQUES, Maria Theresa Arruda. Mentoria em programação: aprendendo ao ensinar e ensinando ao aprender. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 15. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 310-314. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2021.15872.