Projeto Meninas Robóticas para Incentivar a Participação Feminina na Robótica: Um Relato de Experiência
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##
https://doi.org/10.5753/wit.2025.9273
Resumen
Este artigo apresenta o projeto Meninas Robóticas, do IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte, iniciado em setembro de 2023, com o objetivo de incentivar a participação feminina na robótica e programação. A metodologia adotada foi a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que promove a resolução de desafios reais por meio da experimentação e colaboração. As participantes realizaram oficinas de programação com Scratch e atividades com kits LEGO Mindstorms EV3. Também contaram com mentorias e acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizagem, que garantiu suporte contínuo. O projeto favoreceu o desenvolvimento de habilidades técnicas e o aumento da autoconfiança, estimulando o interesse das estudantes pelas áreas de Ciência e Tecnologia.Citas
Araújo, S. D. and Silva, R. B. (2023). Scratch: Utilizando programação por blocos com alunos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. In Workshop de Informática na Escola (WIE), pages 86–95. SBC.
Bacich, L. and Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora.
Barrows, H. S., Tamblyn, R. M., et al. (1980). Problem-based learning: An approach to medical education, volume 1. Springer Publishing Company.
Cintra, C. d. S. and Bittencourt, R. A. (2023). As experiências de estudantes em um curso de engenharia de computação baseado em pbl. In Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI), pages 327–338. SBC.
Ereno, L. C., Marcelino, A. C., Bordin, A., and Frigo, L. B. (2023). Aproximando meninas da área de stem com iniciação a robótica. In Women in Information Technology (WIT), pages 80–90. SBC.
Lima, B., Silva, C. A. O., Vieira, G. A., do Nascimento, J. B., dos Santos Silva, M. B., Lima, M. L. C. O., de Oliveira Silva, N. R., Queiroz, R. O. C., de Oliveira Santos, T., de Souza, W. M. R. L., et al. (2023). Relato de experiência: Imersao tecnológica para mulheres. In Women in Information Technology (WIT), pages 294–304. SBC.
Oliveira Castro, E. V., de Oliveira Castro, S., de Melo Aquino, S. A. B., and Freire, T. P. (2023). Oficina de robótica com arduino para alunas do ensino médio da rede pública: um relato de experiência. In Women in Information Technology (WIT), pages 358–363. SBC.
Santana, D. S. (2023). Projetos de robótica desenvolvidos por meninas. In Women in Information Technology (WIT), pages 446–450. SBC.
Santana, V., da Silva, K., Freitas, G., de Oliveira, I., and Brito, I. (2018). É coisa de menina: uma iniciativa para atrair meninas de escolas públicas em áreas de risco para cursos de ciência, tecnologia, engenharias e matemática. In Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, pages 111–114. SBC.
Santos, C. B. and Costa Oliveira Filho, A. (2020). Robotica e interdisciplinaridade: Aprendizagem criativa atraindo meninas para a tecnologia. In Women in Information Technology (WIT), pages 120–128. SBC.
Santos, K. M. V., Marques, F. A. P., Kempner, T. R., dos Santos Nunes, E. P., and de Faria Borges, L. C. L. (2023). O protagonismo de meninas e mulheres no desenvolvimento de tecnologias assistivas com robótica. In Women in Information Technology (WIT), pages 399–404. SBC.
Santos, S. C., Reis, P. B., Reis, J. F., and Tavares, F. (2020). Two decades of pbl in teaching computing: a systematic mapping study. IEEE transactions on education, 64(3):233–244.
Sokolonski, A. C. (2020). Laboratório de robótica inclusiva: Robótica educacional e raciocínio computacional no ensino médio. In Workshop de Informática na Escola (WIE), pages 170–178. SBC.
Bacich, L. and Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora.
Barrows, H. S., Tamblyn, R. M., et al. (1980). Problem-based learning: An approach to medical education, volume 1. Springer Publishing Company.
Cintra, C. d. S. and Bittencourt, R. A. (2023). As experiências de estudantes em um curso de engenharia de computação baseado em pbl. In Workshop Sobre Educação Em Computação (WEI), pages 327–338. SBC.
Ereno, L. C., Marcelino, A. C., Bordin, A., and Frigo, L. B. (2023). Aproximando meninas da área de stem com iniciação a robótica. In Women in Information Technology (WIT), pages 80–90. SBC.
Lima, B., Silva, C. A. O., Vieira, G. A., do Nascimento, J. B., dos Santos Silva, M. B., Lima, M. L. C. O., de Oliveira Silva, N. R., Queiroz, R. O. C., de Oliveira Santos, T., de Souza, W. M. R. L., et al. (2023). Relato de experiência: Imersao tecnológica para mulheres. In Women in Information Technology (WIT), pages 294–304. SBC.
Oliveira Castro, E. V., de Oliveira Castro, S., de Melo Aquino, S. A. B., and Freire, T. P. (2023). Oficina de robótica com arduino para alunas do ensino médio da rede pública: um relato de experiência. In Women in Information Technology (WIT), pages 358–363. SBC.
Santana, D. S. (2023). Projetos de robótica desenvolvidos por meninas. In Women in Information Technology (WIT), pages 446–450. SBC.
Santana, V., da Silva, K., Freitas, G., de Oliveira, I., and Brito, I. (2018). É coisa de menina: uma iniciativa para atrair meninas de escolas públicas em áreas de risco para cursos de ciência, tecnologia, engenharias e matemática. In Escola Potiguar de Computação e suas Aplicações, pages 111–114. SBC.
Santos, C. B. and Costa Oliveira Filho, A. (2020). Robotica e interdisciplinaridade: Aprendizagem criativa atraindo meninas para a tecnologia. In Women in Information Technology (WIT), pages 120–128. SBC.
Santos, K. M. V., Marques, F. A. P., Kempner, T. R., dos Santos Nunes, E. P., and de Faria Borges, L. C. L. (2023). O protagonismo de meninas e mulheres no desenvolvimento de tecnologias assistivas com robótica. In Women in Information Technology (WIT), pages 399–404. SBC.
Santos, S. C., Reis, P. B., Reis, J. F., and Tavares, F. (2020). Two decades of pbl in teaching computing: a systematic mapping study. IEEE transactions on education, 64(3):233–244.
Sokolonski, A. C. (2020). Laboratório de robótica inclusiva: Robótica educacional e raciocínio computacional no ensino médio. In Workshop de Informática na Escola (WIE), pages 170–178. SBC.
Publicado
20/07/2025
Cómo citar
CALDERON, Ivanilse; ARAÚJO, Vanessa; RIOS, Marcel; TAMADA, Mariela.
Projeto Meninas Robóticas para Incentivar a Participação Feminina na Robótica: Um Relato de Experiência. In: ACTAS DEL WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 19. , 2025, Maceió/AL.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 819-830.
ISSN 2763-8626.
DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2025.9273.
