Uma experiência de aprendizagem de lógica de programação com Code.org no ensino médio: uma análise por gênero sobre a percepção dos estudantes
Resumo
Levar a programação para estudantes do ensino médio pode facilitar o aprendizado e a compreensão do funcionamento de um algoritmo. Este artigo apresenta uma experimentação com a plataforma Code.org com 28 estudantes de ensino médio da rede pública estadual. O objetivo da experiência foi introduzi-los à lógica de programação e despertar o interesse dos estudantes para os cursos de Computação. O método de avaliação aplicado foi um questionário para avaliação de jogos digitais fornecido pelo modelo MEEGA+ qLevar a programação para estudantes do ensino médio pode facilitar o aprendizado e a compreensão do funcionamento de um algoritmo. Este artigo apresenta uma experimentação com a plataforma Code.org com 28 estudantes de ensino médio da rede pública estadual. O objetivo da experiência foi introduzi-los à lógica de programação e despertar o interesse dos estudantes para os cursos de Computação. O método de avaliação aplicado foi um questionário para avaliação de jogos digitais fornecido pelo modelo MEEGA+ que avalia a experiência do jogador. Uma análise por gênero foi conduzida sobre os resultados da avaliação do Code.orgue avalia a experiência do jogador. Uma análise por gênero foi conduzida sobre os resultados da avaliação do Code.org.
Referências
Cardoso, J., Mulle, L.D., Frigo, L., & Pozzebon, E. (2016). Empoderamento Feminino com Dispositivos Móveis. In 10o Women in Information Technology (WIT 2016), Porto Alegre. Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016).
Petri, G.; Gresse von Wangenheim, C.; Borgatto, A. F .(2017) Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação. 25° Workshop sobre Educação em Computação (CSBC/WEI). São Paulo/SP.
Sardiña, I. M., & Maciel, C. (2016). Ações para Incentivar Meninas do Ensino Médio a Cursar Carreiras Tecnológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In 10o Women in Information Technology (WIT 2016), Porto Alegre.