Uma experiência de aprendizagem de lógica de programação com Code.org no ensino médio: uma análise por gênero sobre a percepção dos estudantes

  • Maria Fiori UFC
  • Marina Rocha UFC
  • Anna Marques UFC

Resumo


Levar a programação para estudantes do ensino médio pode facilitar o aprendizado e a compreensão do funcionamento de um algoritmo. Este artigo apresenta uma experimentação com a plataforma Code.org com 28 estudantes de ensino médio da rede pública estadual. O objetivo da experiência foi introduzi-los à lógica de programação e despertar o interesse dos estudantes para os cursos de Computação. O método de avaliação aplicado foi um questionário para avaliação de jogos digitais fornecido pelo modelo MEEGA+ qLevar a programação para estudantes do ensino médio pode facilitar o aprendizado e a compreensão do funcionamento de um algoritmo. Este artigo apresenta uma experimentação com a plataforma Code.org com 28 estudantes de ensino médio da rede pública estadual. O objetivo da experiência foi introduzi-los à lógica de programação e despertar o interesse dos estudantes para os cursos de Computação. O método de avaliação aplicado foi um questionário para avaliação de jogos digitais fornecido pelo modelo MEEGA+ que avalia a experiência do jogador. Uma análise por gênero foi conduzida sobre os resultados da avaliação do Code.orgue avalia a experiência do jogador. Uma análise por gênero foi conduzida sobre os resultados da avaliação do Code.org.

Palavras-chave: lógica de programação, gênero, ensino médio, Code.org

Referências

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Publicado
12/07/2019
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FIORI, Maria; ROCHA, Marina ; MARQUES, Anna . Uma experiência de aprendizagem de lógica de programação com Code.org no ensino médio: uma análise por gênero sobre a percepção dos estudantes. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 13. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 124-128. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6722.