Uso do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental para o desenvolvimento de novas aprendizagens: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
Resumo
A comunidade internacional tem discutido a introdução de uma educação que contribua para solucionar os desafios globais já existentes, por isso a importância de adicionar o Pensamento Computacional como uma habilidade central. O objetivo é mapear os estudos, buscando evidências científicas do uso do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental para o desenvolvimento de novas aprendizagens. Neste mapeamento foram identificados 702 estudos onde 178 estudos foram identificados como relevantes e após o filtro de questões de qualidade foram selecionados 74 estudos, onde se destacou o uso e/ou criação de métodos ou ferramentas para o desenvolvimento de novas aprendizagens e habilidades por meio do PC.
Referências
GREBOGY, Elaine Cristina; SANTOS, Icleia; CASTILHO, Marcos Alexandre. Mapeamento das Iniciativas de Promoção do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, . 32., 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 965-975. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.217412.
ICARO Dantas Silva, Maria Augusta Silveira Netto Nunes, Ricardo Carvalho Rodrigues, Rita Pinheiro Machado, and Arlan Clecio Santos. 2018. Almanaque para Popularizacao da Ciencia da Computacao (serie 6 ed.). Vol. Volumes 7 ao 10- Mapeamento Sistematico. Sociedade Brasileira de Computacao – SBC. 32 pages.
KATIA Romero Felizardo Scannavino, Elisa Yumi Nakagawa, Sandra Camargo Pinto Ferraz Fabbri, and Fabiano Cutigi Ferrari. (2017). Revisao Sistematica da Literatura em Engenharia de Software: teoria e pratica. Elsevier;
KNIFFKA, Gabriele, O ‘SCAFFOLDING’ é uma estrutura linguística de suporte: entrevista Disponível em: [link] Acesso em (20 de maio de 2022);
MATOS, Geisiane de Souza; SILVA, Sara M.; FARIAS, Sandy Hiorrana L.; ARAÚJO, Fabíola Pantoja O.; ARAÚJO, Josivaldo S. Ensino do Pensamento Computacional como Estratégia na Regulação Emocional de Alunos: Um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 318-327. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15923.
OLIVEIRA, Placida; MARQUES, Jonnhy; CAVALHEIRO, Simone; FOSS, Luciana; REISER, Renata; DU BOIS, Andre; PIANA, Clause; MAZZINI, Ana Rita. Jogo de RPG para o Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29, 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 41-50. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15895.
OCDE, Leitores do Século 21 - Desenvolvendo Habilidades de Alfabetização em um Mundo Digital – OCDE (2021). Disponível em: [link]. acesso em 10/05/2022.
PINHO G, Weisshahn Y, Cavalheiro S, Reiser R, Piana C, Foss L, Aguiar M, Du Bois A. Pensamento computacional no ensino fundamental: Relato de atividade de introduçao a algoritmos. InAnais do XXII Workshop de Informática na Escola 2016 Oct 24 (pp. 261-270). SBC.
SBIE, Apresentação e objetivos, Disponível em: https://ceie.sbc.org.br/evento/2022/SBIE.html (01/06/2022);
UNESCO, Educação para a cidadania global: Preparando alunos para os desafios do século XXI. 2015. Disponível em: [link] Acesso em (15 de maio de 2022).
UNESCO, Educação de qualidade no Brasil, Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/education-quality, (UNESCO 2020).