O uso do multiplano em situações de aprendizagem da matemática para estudantes com deficiência visual: revisão sistemática de literatura
Resumo
As tecnologias como o multiplano abrem novas oportunidades educacionais para os alunos com deficiência, bem como a possibilidades de desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional. Este artigo é uma revisão sistemática da literatura (RSL) sobre o uso do multiplano em situações de aprendizagem da matemática para estudantes da Educação Básica com deficiência visual. A revisão incluiu onze estudos publicados entre 2010 a 2022. Para tal, foi adotada a abordagem Goal, Question, Metrics (GQM), pois representa uma abordagem sistemática para definir e avaliar um conjunto de metas operacionais utilizando uma medição em três fases: Planejamento, Condução, Relatórios. Os resultados evidenciaram que o multiplano foi explorado em diversos contextos de aprendizagem da matemática, no Ensino Médio e nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Por outro lado, não foram levantadas publicações voltadas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que sugere a necessidade de maior desenvolvimento teórico neste recorte.
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