O uso do multiplano em situações de aprendizagem da matemática para estudantes com deficiência visual: revisão sistemática de literatura

  • Graziela Ferreira Guarda UPM
  • Sandro Miranda de Rezende UFF
  • Juanice Daumas Borges Gonçalves UFF
  • Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto UFF

Resumo


As tecnologias como o multiplano abrem novas oportunidades educacionais para os alunos com deficiência, bem como a possibilidades de desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional. Este artigo é uma revisão sistemática da literatura (RSL) sobre o uso do multiplano em situações de aprendizagem da matemática para estudantes da Educação Básica com deficiência visual. A revisão incluiu onze estudos publicados entre 2010 a 2022. Para tal, foi adotada a abordagem Goal, Question, Metrics (GQM), pois representa uma abordagem sistemática para definir e avaliar um conjunto de metas operacionais utilizando uma medição em três fases: Planejamento, Condução, Relatórios. Os resultados evidenciaram que o multiplano foi explorado em diversos contextos de aprendizagem da matemática, no Ensino Médio e nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Por outro lado, não foram levantadas publicações voltadas para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que sugere a necessidade de maior desenvolvimento teórico neste recorte.

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Publicado
06/11/2023
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GUARDA, Graziela Ferreira; REZENDE, Sandro Miranda de; GONÇALVES, Juanice Daumas Borges; PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva. O uso do multiplano em situações de aprendizagem da matemática para estudantes com deficiência visual: revisão sistemática de literatura. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 31-42. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236121.