Ambiente Virtual Interativo e Inclusivo de Libras (AVIILIB): aplicando as estratégias do Pensamento Computacional e engajando os estudantes com elementos de Gamificação

  • Rafael Nunes de Souza UEA
  • Andreza Bastos Mourão UEA

Resumo


Este artigo apresenta um ambiente virtual interativo desenvolvido para apoiar os estudantes de ensino superior em Licenciatura em computação (ouvintes, com deficiência auditiva e surdez) a se engajarem no ensino de Libras, utilizando a estratégia do Pensamento Computacional (PC) e gamificação. O Objetivo do ambiente é permitir aos discentes desenvolver suas habilidades e competências na disciplina de Libras de forma interativa. O ambiente foi desenvolvido considerando uma abordagem lúdica, e os resultados foram promissores. Desta forma, se evidenciou um ambiente interativo, e a aprendizagem foi avaliada por meio do questionário System Usability Scale (SUS) em conjunto com a técnica de Gráficos de Calor.

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Publicado
06/11/2023
SOUZA, Rafael Nunes de; MOURÃO, Andreza Bastos. Ambiente Virtual Interativo e Inclusivo de Libras (AVIILIB): aplicando as estratégias do Pensamento Computacional e engajando os estudantes com elementos de Gamificação. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 75-86. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2023.236131.