Desenvolvimento de Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica para o uso do Pensamento Computacional (PC) na disciplina de Língua Portuguesa

Resumo


Em decorrência das transformações ocasionadas pela tecnologia e a preocupação com seus impactos, as instituições têm procurado ferramentas que possam ajudar a desenvolver novas habilidades para uma vida próspera no Século XXI, diante disso o Pensamento Computacional tem estado no centro dessas discussões. Deste modo, este artigo tem como objetivo relatar uma intervenção com alunos do Ensino Fundamental por meio de HQs (Histórias em Quadrinhos) que abordam conceitos de PC, buscando evidências da sensibilização dos alunos com habilidades do PC. A metodologia utilizada foi o Design Science Research (DSRM). Os resultados mostraram indícios de que houve sensibilização positiva com as habilidades do PC.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Habilidades do Século 21, Ensino Fundamental

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Publicado
04/11/2024
CATOJO, Albert Rodrigues de Souza; NUNES, Maria Augusta Silveira Netto. Desenvolvimento de Histórias em Quadrinhos (HQs) como ferramenta pedagógica para o uso do Pensamento Computacional (PC) na disciplina de Língua Portuguesa. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 3. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 12-23. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2024.245356.