Educação de Surdos: Análise do Cenário Atual, Identificação de Lacunas e Agenda de Trabalhos Futuros

  • Paulo Vanderley Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Amaury Antônio de Castro Júnior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0002-0915-6613
  • Anderson Corrêa de Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Shirley Vilhalva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo


Nos últimos anos, apesar do crescimento das matrículas da educação especial, ainda existem desafios na educação de surdos que podem ser mitigados por meio do uso adequado de tecnologias assistivas (TAs). Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura que discute como as TAs estão sendo usadas para promover a acessibilidade linguística de pessoas surdas. A análise dos resultados indica que o uso da TA facilita a aprendizagem de surdos, mas revela a falta de conhecimento sobre seu conceito e aplicação no ambiente escolar. Dessa forma, a produção de materiais que orientem a comunidade escolar sobre o uso adequado das TAs é essencial para que elas possam ser usadas efetivamente na promoção da acessibilidade linguística para surdos.

Palavras-chave: Educação de Surdos, Tecnologias Assistivas, Acessibilidade Linguística, Inclusão Escolar, Recurso Educacional

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Publicado
04/11/2024
SOUZA, Paulo Vanderley; CASTRO JÚNIOR, Amaury Antônio de; LIMA, Anderson Corrêa de; VILHALVA, Shirley. Educação de Surdos: Análise do Cenário Atual, Identificação de Lacunas e Agenda de Trabalhos Futuros. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 3. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 24-36. DOI: https://doi.org/10.5753/wpci.2024.245405.