Avaliando o Desempenho de uma Rede Aeronáutica Tolerante a Interrupções Programadas para Comunicação dos Passageiros Aéreos

  • Rafael Silva UFAL
  • Leandro Sales UFAL
  • Alessandro Anzaloni ITA

Resumo


Este artigo descreve e avalia a abordagem SynFlight para redes de telecomunicação aeronáutica. Esta abordagem permite uma maior tolerância com interrupções na transmissão quando uma aeronave percorrer uma determinada rota aérea. Utilizase um simulador aeronáutico para realizar uma simulação comparativa entre esta abordagem e protocolos clássicos como o TCP e o DTN. As seguintes métricas são utilizadas neste trabalho: (i) número de retransmissões; (ii) atrasos de reinício da comunicação; (iii) nível do consumo de energia; e (iv) goodput. Os resultados revelam que a abordagem SynFlight apresenta um desempenho superior aos protocolos convencionais em cenários com falhas na cobertura de rede.

Referências

Silva, R.A., Netto, J.E., Paiva, M.A.A. e Anzaloni, A. (2014) “SynFlight: Uma abordagem de Transmissões Programadas Atenta a Interrupções para Redes AéreoTerrestres”, In IEEE Latin America Transactions, Dezembro, IEEE publisher.

Ott, J., Demmer, M. e Perreault, S. (2014) “DelayTolerant Networking TCP ConvergenceLayer Protocol ”, RFC 7242, IETF Standard.

Jacobson, V., Braden, B., e Borman, D. (2014) “TCP extensions for high performance ”, RFC 7323, IETF Standard.

Dusza, B., Ide, C., Bok, P.B. e Wietfeld, C. (2013) “Optimized Crosslayer protocol choices for LTE in High speed vehicular environments”, In Wireless Communications and Mobile Computing Conference, IEEE Publisher, Piscataway.

Ehammer, M. e Rokitansky, C.H. (2011) “Running IPv6 over Aeronautical Links”, tese de doutorado, Universität Salzburg.

ICAO (2011) "Manual for the ATN using IPS Standards and Protocols", Doc 9896, ICAO draft.

Caini, C., Cruickshank, H., Farrell, S., e Marchese, Mario. (2011) “Delay and Disruptiontolerant networking (DTN): an alternative solution for future satellite networking applications”. In Procedings of the IEEE, IEEE publisher, Piscataway.

Caini, C., Cornice, P., Firrincieli, R., Livini, M. e Lacamera, D. (2009) “Analysis of TCP and DTN retransmission algorithms in presence of Channel Disruptions”, In International Conference on Advances in Satellite and Space Communications, IEEE Publisher, Piscataway.

Bauer, C. e Ayaz, S. (2008) “A thorough investigation of Mobile IPv6 for the Aeronautical environment”, In Vehicular Technology Conference, IEEE, Piscataway.

Schnell, M. and Scalise, S. (2007) “NEWSKY: Concept for Networking the SKY for Civil Aeronautical Communications”, In Aerospace and Electronic Systems Magazine, IEEE publisher, Piscataway.

Devarapalli, V., Wakikawa, R., Petrescu, A. e Thubert, P. (2005) "Network Mobility (NEMO) Basic Support Protocol", RFC 3963, IETF Standard.

Floyd, S., Gurtov, A. e Henderson, T. (2004) “The NewReno modification to TCP's fast recovery algorithm ”, RFC 2582, IETF Standard.

Johnson, D., Perkins, C. e Arkko, J. (2004) “Mobility support in IPv6 ”, RFC 3775, IETF Standard.

Fall, K. (2003) “A delaytolerant network architecture for challenged internets”, In Conference on applications, technologies, architectures, and protocols for Computer Communications, ACM publisher, New York.

Border, J (2001) “Performance Enhancing Proxies Intended to Mitigate Link Related Degradations”, RFC 3135, IETF Standard.

Blake, S., Black, D., Carlson, M., Davies, E., Wang, Z e Weiss, W (1998), “An Architecture for Differentiated Services ”, RFC 2475, IETF Standard. Deering, S. (1998) “Internet protocol, version 6 (IPv6) specification” , RFC 2460, IETF.
Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Rafael; SALES, Leandro; ANZALONI, Alessandro. Avaliando o Desempenho de uma Rede Aeronáutica Tolerante a Interrupções Programadas para Comunicação dos Passageiros Aéreos. In: WORKSHOP PRÉ-IETF (WPIETF), 2. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 15-29. ISSN 2595-6388. DOI: https://doi.org/10.5753/wpietf.2015.10466.