Estado da Prática do Design Visual de Aplicativos Móveis desenvolvidos com App Inventor

Autores

  • Igor da Silva Solecki Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karla Aparecida Justen Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Vitor Araujo Porto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Christiane Anneliese Gresse von Wangenheim Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jean Carlo Rossa Hauck Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adriano Ferreti Borgatto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.30

Palavras-chave:

Design Visual, Estética, Design de Interface de Usuário, Educação Básica, App Inventor, Programação Visual

Resumo

O App Inventor é um ambiente de programação baseado em blocos que permite a qualquer usuário final criar aplicativos móveis. O App Inventor é frequentemente usado para ensinar computação na educação básica por meio do desenvolvimento de aplicativos móveis. Embora a aprendizagem de computação com o App Inventor tenha sido investigada sob diferentes pontos de vista, uma questão que permanece é se o design visual da interface de usuário (IU) dos aplicativos desenvolvidos é adequado, sendo um dos principais fatores de sucesso de aplicativos móveis. Assim, este artigo analisa o design visual das interfaces de usuário de 88.861 aplicativos da galeria do App Inventor, quanto à conformidade com guias de estilo por meio da análise automatizada do código fonte, bem como sua estética com base em um survey com 95 participantes avaliando 110 IUs. Os resultados mostram que a maioria das IUs não está em conformidade com diretrizes de design e não possui estética visual. Assim, mostra-se importante abordar não apenas conceitos de programação, mas também o design de IU no ensino de computação por meio do desenvolvimento de aplicativos móveis. Os resultados dessa análise podem direcionar o desenvolvimento e a melhoria de unidades instrucionais e do ambiente do App Inventor, viabilizando assim o desenvolvimento de aplicativos com melhor design de IU e aumentando suas chances de ter sucesso.

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Publicado

2023-09-06

Como Citar

SOLECKI, I. da S.; JUSTEN, K. A.; PORTO, J. V. A.; GRESSE VON WANGENHEIM, C. A.; HAUCK, J. C. R.; BORGATTO, A. F. Estado da Prática do Design Visual de Aplicativos Móveis desenvolvidos com App Inventor. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 30–47, 2023. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.30. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/3663. Acesso em: 28 abr. 2024.

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