Ensinando Design de Interface de Usuário de Aplicativos Móveis no Ensino Fundamental

Autores

  • Miriam Nathalie Fortuna Ferreira Programa de Pós-Graduação em Design – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernando da Cruz Pinheiro Departamento de Informática e Estatística – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Christiane Gresse von Wangenheim Departamento de Informática e Estatística – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Raul Missfeldt Filho Departamento de Informática e Estatística – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Jean Carlo Rossa Hauck Departamento de Informática e Estatística – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.48

Palavras-chave:

Design visual de Interface de Usuário, Design Thinking, Ensino de Computação, Algoritmos e Programação, App Inventor, Ensino Fundamental

Resumo

Computação na educação básica geralmente é abordada pelo ensino de programação por meio de atividades práticas nas quais os alunos criam artefatos de software, como aplicativos móveis. Essa abordagem, no entanto, pode não abranger outras competências importantes, como o design da interface do usuário, que são essenciais para o desenvolvimento de software. Neste contexto, este artigo apresenta uma unidade instrucional que incorpora o ensino de competências de design de interfaces de usuário no ensino de computação. A unidade instrucional foi desenvolvida de forma sistemática seguindo um processo de design instrucional e aplicada e avaliada em uma escola pública brasileira. Os primeiros resultados indicam que a dinâmica pode ter um impacto positivo na motivação, na experiência do usuário e na aprendizagem como também empoderar os alunos virando criadores ativos de produtos de TI.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-02-16

Como Citar

FERREIRA, M. N. F.; PINHEIRO, F. da C.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; MISSFELDT FILHO, R. .; HAUCK, J. C. R. Ensinando Design de Interface de Usuário de Aplicativos Móveis no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 28, p. 48–72, 2020. DOI: 10.5753/rbie.2020.28.0.48. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/3681. Acesso em: 29 abr. 2024.

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