Índice-h genealógico expandido: Uma medida de impacto em grafos de orientação acadêmica

  • Luciano Rossi Universidade Federal do ABC
  • Jesús Mena-Chalco Universidade Federal do ABC

Resumo


A genealogia acadêmica é definida como o estudo da herança intelectual perpetrada por meio do relacionamento entre orientador e orientado. O conjunto desse tipo de relacionamentos, ao longo de várias gerações, é comumente abstraída por uma estrutura social que é representada por um grafo. Neste trabalho, apresentamos a definição de uma nova métrica, denominada índice-h genealógico expandido", que pode ser usada para avaliar o impacto de um acadêmico por meio de seus relacionamentos de orientação e tendo sua abrangência limitada somente pela topologia do grafo. Esta métrica baseia-se no índice-h bibliométrico e expande seu conceito para mensurar o impacto de um acadêmico ao longo de diferentes gerações. Para exemplificação da nova métrica, apresentamos um estudo de caso considerando um grafo de genealogia composto por mais de 178 mil doutores em matemática registrados no Mathematics Genealogy Project."

Palavras-chave: Índice-h, Genealogia Acadêmica, Orientação Acadêmica

Referências

J. ANDRAOS (2005). Scientific genealogies of physical and mechanistic organic chemists. Canadian journal of chemistry 83(9), 1400–1414.

A. F. BENNETT & C. LOWE (2005). The academic genealogy of George A. Bartholomew. Integrative and comparative biology 45(2), 231–233.

S. CHANG (2011). Academic Genealogy of Mathematicians. World Scientific.

S. V. DAVID & B. Y. HAYDEN (2012). Neurotree: A Collaborative, Graphical Database of the Academic Genealogy of Neuroscience. PloS one 7(10), e46 608.

M. FRICKé (2015). Big data and its epistemology. Journal of the Association for Information Science and Technology 66(4), 651–661.

R. E. HART & J. H. COSSUTH (2013). A Family Tree of Tropical Meteorology’s Academic Community and its Proposed Expansion. Bulletin of the American Meteorological Society 94(12), 1837–1848.

J. HIRSCH (2005). An index to quantify an individual’s scientific research output. Proceedings of the National academy of Sciences of the United States of America 102(46), 16 569–16 572.

A. JACKSON (2007). A labor of love: the mathematics genealogy project. Notices of the AMS 54(8), 1002–1003.

D. C. JACKSON (2011). Academic genealogy and direct calorimetry: a personal account. Advances in physiology education 35(2), 120–127.

R.D. MALMGREN, J.M. OTTINO & L.A.N. AMARAL (2010). The role of mentorship in protege performance. Nature 465(7298), 622–626.

J. P. MENA-CHALCO, L. A. DIGIAMPIETRI, F. M. LOPES & R. M. CESAR-JR. (2014). Brazilian bibliometric coauthorship networks. Journal of the Association for Information Science and Technology 65(7), 1424–1445.

I. RAFOLS & M. MEYER (2010). Diversity and network coherence as indicators of interdisciplinarity: case studies in bionanoscience. Scientometrics 82(2), 263–287.

L. ROSSI & J. P. MENA-CHALCO (2014). Caracterização de árvores de genealogia acadêmica por meio de mètricas em grafos. In Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM), 1–12. Brasília, DF, Brazil.

C. R. SUGIMOTO (2014). Academic Genealogy. In Beyond bibliometrics: Harnessing multidimensional indicators of scholarly impact, B. CRONIN & C. R. SUGIMOTO, editors, 365–382. MIT Press, 1st edition.

E. F. TUESTA, K. V. DELGADO, R. MUGNAINI, L. A. DIGIAMPIETRI, J. P. MENACHALCO & J. J. Pé REZ-ALCá ZAR (2015). Analysis of an Advisor-Advisee Relationship: An Exploratory Study of the Area of Exact and Earth Sciences in Brazil. PLoS ONE 10(5), e0129 065.

A. YONG (2014). Critique of Hirsch’s Citation Index: A Combinatorial Fermi Problem. Notices of the American Mathematical Society 61(9), 1040–1050.
Publicado
01/08/2015
Como Citar

Selecione um Formato
ROSSI, Luciano; MENA-CHALCO, Jesús. Índice-h genealógico expandido: Uma medida de impacto em grafos de orientação acadêmica. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 4. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p.  . ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2015.6769.