Análise da Rede dos Doutores que Atuam em Computação no Brasil

  • Luciano A. Digiampietri Universidade de São Paulo
  • Caio M. Alves Universidade de São Paulo
  • Caio C. Trucolo Universidade de São Paulo
  • Romulo A.C. Oliveira Universidade de São Paulo

Resumo


O tamanho e a diversidade social e cultural do Brasil fazem com que qualquer análise global perca detalhes interessantes sobre as peculiaridades regionais. Neste trabalho a rede acadêmica brasileira dos doutores que atuam em ciência da computação é analisada bem como suas sub-redes estaduais de forma a se identificar suas caraterísticas em termos de relacionamentos entre doutores bem como os principais termos utilizados nas publicações em cada um dos estados brasileiros.

Palavras-chave: Análise de Redes Sociais, Redes Acadêmicas, Redes de Coautoria

Referências

Brand˜ao, M. A., Moro, M. M., Lopes, G. R., and Oliveira, J. P. (2013). Using link semantics to recommend collaborations in academic social networks. In Proceedings of the 22Nd International Conference on World Wide Web Companion, WWW ’13 Companion, pages 833–840, Republic and Canton of Geneva, Switzerland.

Digiampietri, L., Mena-Chalco, J., de Jésus Pérez-Alcázar, J., Tuesta, E. F., Delgado, K., and Mugnaini, R. (2012a). Minerando e caracterizando dados de currículos Lattes. In CSBC-BraSNAM 2012.

Digiampietri, L., Mena-Chalco, J., Silva, G. S., Oliveira, L., Malheiro, A., and Meira,

D. (2012b). Dinâmica das relações de coautoria nos programas de pós-graduação em computação no Brasil. In CSBC-BraSNAM 2012.

Digiampietri, L. A., Mena-chalco, J. P., Melo, P. O. V., Malheiros, A. P., Meira, D. N. O., Franco, L. F., and Oliveira, L. B. (2014). BraX-Ray: An X-Ray of the Brazilian Computer Science Graduate Programs. Plos-One, (no prelo):20.

Franceschet, M. (2011). Collaboration in computer science: A network science approach. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 62(10):1992–2012.

Freire, V. and Figueiredo, D. (2011). Ranking in collaboration networks using a group based metric. Journal of the Brazilian Computer Society, pages 1–12.

Gao, S., Denoyer, L., and Gallinari, P. (2012). Link prediction via latent factor blockmodel. In Proceedings of the 21st International Conference Companion on World Wide Web, WWW ’12 Companion, pages 507–508, New York, NY, USA. ACM.

Hew, K. F. (2011). Review: Students’ and teachers’ use of facebook. Comput. Hum. Behav., 27(2):662–676.

Hsieh, C.-J., Tiwari, M., Agarwal, D., Huang, X. L., and Shah, S. (2013). Organizational overlap on social networks and its applications. In Proceedings of the 22Nd International Conference on World Wide Web, WWW’13, pages 571–582, Republic and Canton of Geneva, Switzerland.

Lemieux, V. and Ouimet, M. (2008). Análise Estrutural das Redes Sociais. Instituto Piaget.

Melo-Minardi, R., Digiampietri, L., de Melo, P. O. V., Jr., G. F., and Oliveira, L. (2013). Caracterização dos programas de pós-graduação em bioinformática no Brasil. In CSBC-BraSNAM 2013.

Menezes, G. V., Ziviani, N., Laender, A. H. F., and Almeida, V. (2009). A geographical analysis of knowledge production. In in Computer Science In Proceedings of the 18th international conference on World Wide Web, pages 1041–1050.

Miyata, B., Kano, V., and Digiampietri, L. (2013). Combinando mineração de textos e análise de redes sociais para a identificação das áreas de atuação de pesquisadores. In CSBC-BraSNAM 2013.

Xu, Y., Guo, X., Hao, J., Ma, J., Lau, R. Y. K., and Xu, W. (2012). Combining social network and semantic concept analysis for personalized academic researcher recommendation. Decis. Support Syst., 54(1):564–573.
Publicado
01/08/2014
Como Citar

Selecione um Formato
DIGIAMPIETRI, Luciano A.; ALVES, Caio M.; TRUCOLO, Caio C.; OLIVEIRA, Romulo A.C.. Análise da Rede dos Doutores que Atuam em Computação no Brasil. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 3. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p.   33-44. ISSN 2595-6094.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>