Análise temporal da relação orientador-orientado: um estudo de caso sobre a produtividade dos pesquisadores doutores da área de Ciência da Computação

  • Esteban F. Tuesta Universidade de São Paulo
  • Karina V. Delgado Universidade de São Paulo
  • Luciano A. Digiampietri Universidade de São Paulo
  • José J. P. Alcázar Universidade de São Paulo
  • Rogério Mugnaini Universidade de São Paulo
  • Jesús P. Mena-Chalco Universidade Federal do ABC

Resumo


Este artigo apresenta um estudo da relações acadêmica temporal entre orientador e orientado, para um conjunto de pesquisadores doutores da área de Ciência da Computação com currículos cadastrados na plataforma Lattes. Analisamos as principais características do grupo e suas relações de coautoria. Observamos que o tempo de duração da coautoria, que se estabelece entre orientador e orientado, pode extrapolar o período formal de orientação, e, além disso, mostramos que a duração do tempo de colaboração, na forma de coautoria, correlaciona-se com o número de artigos em revistas, publicadas pelo orientado.
Palavras-chave: Análise Temporal, Redes Sociais Acadêmicas, Bibliometria
Publicado
01/08/2012
Como Citar

Selecione um Formato
TUESTA, Esteban F.; DELGADO, Karina V.; DIGIAMPIETRI, Luciano A.; ALCÁZAR, José J. P.; MUGNAINI, Rogério; MENA-CHALCO, Jesús P.. Análise temporal da relação orientador-orientado: um estudo de caso sobre a produtividade dos pesquisadores doutores da área de Ciência da Computação. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 1. , 2012, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . ISSN 2595-6094.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>