Chatbot Ana - Um Agente Complementar na Inclusão Digital de Idosos
Resumo
Garantir a inclusão da população idosa em todos os contextos é uma necessidade atual, principalmente no que diz respeito ao uso da tecnologia. Porém, para o público em questão, além de formações presenciais na área de informática, é necessário um acompanhamento e reforço constante durante a aprendizagem, com objetivo de favorecer à aquisição do conhecimento. Nesse aspecto, o chatbot Ana surge como um agente inteligente, capaz de auxiliar o idoso em dúvidas da área de informática, atuando também como um guia de estudo de fácil acesso e alta disponibilidade, com objetivo de atuar de forma complementar para formações presenciais em inclusão digital para idosos.
Referências
NEVES, Rui; PEREIRA, Claudia. Os idosos e as TIC–competências de comunicação e qualidade de vida. Revista Kairós: Gerontologia, v. 14, n. 1, p. 5-26, 2011.
TOMAZ, Edjane Crispim da Silva; DE MORAIS, Pauleany Simões. Inclusão Digital: Vivências formativas com o uso do celular na terceira idade. In: Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020.
CUSTÓDIO, Natalia et al. O idoso e a inclusão digital. In: Anais do Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação. 2019. p. 43-44.
DA COSTA, Amâncio. Problemas de memória nos idosos: Uma revisão. 1999. Psicologia, Educação e Cultura, vol. 3, n. 2, pp 253-295.
BARROS, F.; TEDESCO, P. Agentes inteligentes conversacionais: conceitos básicos e desenvolvimento. 35ª JAI - Jornada de Atualização em Informática, p. 169-218, 2016.
KUYVEN, Neiva Larisane et al. Chatbots na educação: uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, n. 1, 2018. ISSN 1679-1916.
PINTO, Noemi P.; GARCIA, Ana Cristina B. Uso de Chatbots para Diagnóstico e Tratamento de Portadores de Mal de Alzheimer. In: Anais Estendidos do XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. SBC, 2019. p. 99-104.
FERREIRA, Andressa et al. Agentes de conversação para idosos, plataforma Guardião. In: Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC, 2019. p. 29-30.
PIMENTEL, Mariano; FILIPPO, Denise; SANTORO, Flávia Maria. Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Concepção da Pesquisa. Porto Alegre: SBC, 2019.
NIMAVAT, Ketakee; CHAMPANERIA, Tushar. Chatbots: An overview types, architecture, tools and future possibilities. IJSRD-International Journal for Scientific Research and Development, 2017.
SHUM, Heung-Yeung; HE, Xiao-dong; LI, Di. From Eliza to XiaoIce: challenges and opportunities with social chatbots. Frontiers of Information Technology & Electronic Engineering, v. 19, n. 1, p. 10-26, 2018. ISSN 2095-9184.
GRANDE, Tássia Priscila Fagundes. INSTRUMEDS: um instrumento para materiais educacionais digitais em dispositivos móveis para idosos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016.
ILUMEO - Data science company. Assistentes Virtuais por Voz - Adoção da tecnologia, hábitos de uso e oportunidades para marcas e negócios. 2020. Disponível em: https://ilumeo.com.br/assistentes-de-voz. Acesso em: 25 jun. 2021.
BARBOSA, Cecília Vital Torres. Chatbots e acessibilidade: uma investigação sobre a acessibilidade dos assistentes virtuais com enfoque em pessoas com deficiência visual. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. 2019.
TRENTIN, Guglielmo. E‐ learning and the third age. Journal of computer assisted learning, v. 20, n. 1, p. 21-30, 2004.
VIEIRA, Maristela Compagnoni; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. O uso do computador e da Internet e a participação em cursos de informática por idosos: meios digitais, finalidades sociais. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2009.