Formação Docente Continuada Baseada em Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs): Experiência da Universidade Federal de Pernambuco durante a Pandemia pelo Coronavírus

Resumo


Este artigo apresenta um modelo de formação baseado em Cursos Abertos Massivos On-line (MOOCs), proposto pela Universidade Federal de Pernambuco para orientar seus docentes no uso pedagógico do G Suite, conjunto de serviços implantado na instituição para ser utilizado nas atividades remotas durante o período de distanciamento físico para enfrentamento do coronavírus. Resultados preliminares da pesquisa apontam que o modelo de curso sugerido pode ser uma alternativa eficiente e eficaz para contribuir com a formação docente continuada, favorece o engajamento cognitivo e comportamental, e proporciona estruturas múltiplas e flexíveis de ensino e aprendizagem, capazes de alcançar grande número de professores, com diferentes estilos de aprendizagem e necessidades formativas.

Palavras-chave: Formação docente, MOOC, Ensino online, Aprendizagem flexível

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Publicado
31/07/2020
MACHIAVELLI, Josiane Lemos; CAVALCANTE, Patricia Smith. Formação Docente Continuada Baseada em Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs): Experiência da Universidade Federal de Pernambuco durante a Pandemia pelo Coronavírus. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 655-661. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11446.