Formação Docente Continuada Baseada em Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs): Experiência da Universidade Federal de Pernambuco durante a Pandemia pelo Coronavírus

Resumo


Este artigo apresenta um modelo de formação baseado em Cursos Abertos Massivos On-line (MOOCs), proposto pela Universidade Federal de Pernambuco para orientar seus docentes no uso pedagógico do G Suite, conjunto de serviços implantado na instituição para ser utilizado nas atividades remotas durante o período de distanciamento físico para enfrentamento do coronavírus. Resultados preliminares da pesquisa apontam que o modelo de curso sugerido pode ser uma alternativa eficiente e eficaz para contribuir com a formação docente continuada, favorece o engajamento cognitivo e comportamental, e proporciona estruturas múltiplas e flexíveis de ensino e aprendizagem, capazes de alcançar grande número de professores, com diferentes estilos de aprendizagem e necessidades formativas.

Palavras-chave: Formação docente, MOOC, Ensino online, Aprendizagem flexível

Referências

Almeida, M. I. de. (2012) “Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais”. São Paulo: Cortez.

Atiaja, L. N. A., Proenza, R. S. G. (2016) “MOOCS: origin, characterization, principal problems and challenges in higher education”. Journal of e-Learning and Knowledge Society, v. 12, n. 1, p. 65–76.

Barretto, E. S. de S. (2015) “Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporaneous”. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 62, p. 679–701.

Dillenbourg, P. et al. (2014) “Massive Open Online Courses: current state and perspectives”. Proceedings of the Dagstuhl Perspectives Workshop 2014. Wadern: [s.n.].

Filatro, A. (2008) “Design instrucional na prática”. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Huang, R.H. et al. (2020a) “Guidance on flexible learning during campus closures: ensuring course quality of higher education in COVID-19 outbreak”. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing Normal University.

Huang, R.H. et al. (2020b) “Handbook on facilitating flexible learning during educational disruption: the chinese experience in maintaining undisrupted learning in COVID-19 outbreak”. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing Normal University.

Mcguire, W., Raaper, R., Nikolova, V. (2016) “Three perspectives on hybridizing x and cMOOCs to create an online course on digital CVs”. International Multidisciplinary Journal, v. 3, n. 2, p. 20–33.

Siemens, G. (2013) “Massive open online courses: innovation in education?” In: Mcgreal, R.; Kinuthia, W.; Marshall, S. (Org.). Open Educational Resources: innovation, research and practice. Athabasca: Commonwealth of Learning, Athabasca University, p. 5–15.

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO (c2020) “Educação: da interrupção à recuperação”. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 31 jul 2020.

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2019) “UFPE em números”. Disponível em: https://www.ufpe.br/institucional/ufpe-em-numeros. Acesso em: 28 mai 2020.

Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2020) “Apresentação do Curso de Formação G Suite para Servidores da Universidade Federal de Pernambuco. UFPE: Secretaria de Programas em Educação Aberta e Digital – Spread/UFPE.

Yousef, A. M. F. et al. (2014) “MOOCs: a review of the state-of-the-art”. Proceedings of the 6th International Conference On Computer Supported Education 2014, Barcelona: [s.n.], p. 9–20.
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MACHIAVELLI, Josiane Lemos; CAVALCANTE, Patricia Smith. Formação Docente Continuada Baseada em Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs): Experiência da Universidade Federal de Pernambuco durante a Pandemia pelo Coronavírus. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 655-661. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11446.