GameCA: Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta gamificada para estimular a participação dos alunos do IFRN nos Centros de Aprendizagem

  • Maria Laura de C. Barbosa IFRN
  • José Roldão Ribeiro Neto IFRN
  • João Helis Bernardo IFRN

Resumo


Os softwares educacionais fazem parte do conjunto de ferramentas que potencializam o processo de ensino-aprendizagem. No contexto do IFRN, os Centros de Aprendizagem (CAs), encontros extraclasse entre professores e alunos com o intuito de sanar dúvidas, ainda carecem de estratégias para sua eficiente utilização. Neste sentido, esse trabalho propõe o desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta web que visa gamificar estes encontros, o GameCA. Foi aplicado um questionário com discentes da instituição para entender os fatores motivadores e desmotivadores para participação nos CAs, e a partir destes elencar os principais requisitos da ferramenta, a qual obteve 78,75% pontos no teste de usabilidade SUS, classificando-se como excelente.
Palavras-chave: Gamificação, Softwares educacionais

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Publicado
24/08/2021
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BARBOSA, Maria Laura de C.; RIBEIRO NETO, José Roldão; BERNARDO, João Helis. GameCA: Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta gamificada para estimular a participação dos alunos do IFRN nos Centros de Aprendizagem. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 31-40.