Pensamento Computacional e Gênero: Avaliando Competências em Séries do Ensino Fundamental II

  • Silvana da Silva Serafim Luiz UFPB
  • Vanessa Farias Dantas UFPB

Resumo


O pensamento Computacional é uma maneira de pensar em soluções de problemas de modo que a expressão dessa solução seja entendida por um humano ou máquina. Este artigo propõe uma avaliação dos pilares do Pensamento Computacional nas séries iniciais do Ensino Fundamental II fazendo comparações e observações de acordo com séries e gêneros. Diante dos dados e análises realizadas poderia se chegar à conclusão que, não existem diferenças significativas nas habilidades entre as séries e gêneros dos alunos participantes, porém o resultado não foi conclusivo devido à o tamanho da amostra e a necessidade do cruzamento de outros dados que venham a influenciar os resultados.

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Publicado
28/08/2019
LUIZ, Silvana da Silva Serafim; DANTAS, Vanessa Farias. Pensamento Computacional e Gênero: Avaliando Competências em Séries do Ensino Fundamental II. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 415-423. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8913.