Pensamento Computacional e Gênero: Avaliando Competências em Séries do Ensino Fundamental II

  • Silvana da Silva Serafim Luiz UFPB
  • Vanessa Farias Dantas UFPB

Resumo


O pensamento Computacional é uma maneira de pensar em soluções de problemas de modo que a expressão dessa solução seja entendida por um humano ou máquina. Este artigo propõe uma avaliação dos pilares do Pensamento Computacional nas séries iniciais do Ensino Fundamental II fazendo comparações e observações de acordo com séries e gêneros. Diante dos dados e análises realizadas poderia se chegar à conclusão que, não existem diferenças significativas nas habilidades entre as séries e gêneros dos alunos participantes, porém o resultado não foi conclusivo devido à o tamanho da amostra e a necessidade do cruzamento de outros dados que venham a influenciar os resultados.

Referências

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE). UFRGS, 2017.

FRANÇA, R. S.; TESDECO, P. C. A. Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no Brasil. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015).

SALES, A.; CALADO, B.; SILVA, D. R. D.; MATTOS G. O.; MOREIRA, J. A. dificuldades para o ingresso e permanência na ciência e engenharia da computação: um olhar feminino. XXXIV Congresso da sociedade brasileira de computação – CBIE 2014.

SBC – Sociedade Brasileira de Computação. Trabalho sobre Pensamento Computacional é destaque na Globo. 2018. Disponível em: Acesso em: agosto de 2018.

SCHOEFFEL, P.; MOSER, Paolo.; VARELA, G. M.; DURIGON, L. R.; ALBUQUERQUE, G. C.; NIQUELATI, S. Uma Experiência no Ensino de Pensamento Computacional e Fomento à Participação na Olimpíada Brasileira de Informática com Alunos do Ensino Fundamental. IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015).

SILVA, A. P. S.; FRANCO, J. S. S.; JUNIOR, J. C. L. Desenvolvimento do Pensamento Computacional e discussões sobre representação feminina na Computação: um estudo de caso. VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015).

SILVA, C. P. Silvério. Diferenças de desempenho em matemática: Um olhar a partir da perspectiva de gênero. 2º SIPEMAT-Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (2008).

SILVA, V.; SOUZA, A.; MORAIS, D. Pensamento Computacional: Um relato de práticas pedagógicas para o ensino de Computação em escolas públicas. Revista Tecnologias na Educação. Ano 8. Número/Vol.16. Edição Temática. Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2016). Disponível em: Acesso em 23 de agosto de 2018.
Publicado
28/08/2019
Como Citar

Selecione um Formato
LUIZ, Silvana da Silva Serafim; DANTAS, Vanessa Farias. Pensamento Computacional e Gênero: Avaliando Competências em Séries do Ensino Fundamental II. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 415-423. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8913.