Um Modelo de Ensino Virtual de Engenharia de Software Orientado por Competências, Times e Projetos

Resumo


Devido à pandemia COVID-19, muitas disciplinas oferecidas presencialmente em várias instituições educacionais precisaram ser repensadas para uma emergência e oferta virtual. Este trabalho apresenta um relato de experiência na aplicação de um modelo de ensino virtual de Engenharia de Software, envolvendo a seleção das Metodologias Ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL), a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL) e a Aprendizagem Baseada em Competências (CBL), com foco em competências, equipes e projeto aplicado na disciplina Fundamentos de Engenharia de Software do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no segundo semestre de 2020. O modelo apresentado contém um modelo de concepção e um modelo de execução. Também foi realizada uma análise de aderência do modelo de ensino virtual para dois importantes referenciais de ensino em Engenharia de Computação, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Palavras-chave: Educação de computação, Aprendizagem baseada em projetos, Aprendizagem baseada em times, Metodologias ativas, software

Referências

Terry Barrett and Sarah Moore. 2010. New Approaches to Problem-based Learning: Revitalising Your Practice in Higher Education (1a ed.). Routledge.

Kathy Beckman, Neal Coulter, Soheil Khajenoori, and Nancy R. Mead. 1997. Collaborations: Closing the Industry–Academia Gap. IEEE Software 14, 6, 49–57.

Willian N. Bender. 2014. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI (1a ed.). Penso.

Brasil. 2019. Portaria Nº 497, de 31 de Maio 2019. Diário Oficial da União - Secão 1.

Caio Henrique Coutinho, Johnny Cardoso Marques, Sarasuaty Megume Hayashi Yelisetty, Samoel Mirachi, Alexandre Lima Possebon Ribeiro, Marcelo Amaral da Silva, Adilson Marques da Cunha, and Luiz Alberto Vieira Dias. 2012. Developing a Smart Grids System as a PBL with Agile Method on Computer Engineering Courses. In 2012 Ninth International Conference on Information Technology - New Generations. 325–330.

Daniela America da Silva, Fabio Kfouri, Samara Cardoso dos Santos, Luiz Henrique Coura, Wilson Cristoni, Gildarcio Sousa Goncalves, Leonardo Guimaraes dos Santos, Jose Crisostomo Ozorio Junior, Breslei Max Reis da Fonseca, Jean Carlos Lourenco Costa, Juliana Pasquini, Alexandre Nascimento, Johnny Marques, Luiz Alberto Vieira Dias, Adilson Marques da Cunha, Paulo Marcelo Tasinaffo, Beatriz Perondi, Anna Miethke-Morais, Amanda Cardoso Montal, Solange Regina Giglioli Fusco, and Thiago Sakamoto. 2019. Urgent and Emergency Care: An Academic Application System Case Study. In 16th International Conference on Information Technology-New Generations (ITNG 2019), Shahram Latifi (Ed.). Springer International Publishing, Cham, 143–152.

Rafael Augusto da Silva Coelho, Adilson Marques da Cunha, Anderson Alves Gomes, Eliezer Rodrigues Segeti, Johnny Cardoso Marques, Leonardo Miranda Vicente, Luiz Alberto Vieira Dias, Milton Luiz Abrunhosa, Roger Nobuyuki Kamoi, Samoel Mirachi, Tiago Josue Diedrich, and Valdir da Costa Guerra. 2014. Developing a CDS with Scrum in an interdisciplinary academic project. In 2014 IEEE/AIAA 33rd Digital Avionics Systems Conference (DASC). 5D6–1–5D6–13.

Delcia Enricone. 2002. Ser Professor (3a ed.).

Thaís Ferreira, Davi Viana, Juliana Fernandes, and Rodrigo Santos. 2018. Identifying Emerging Topics and Difficulties in Software Engineering Education in Brazil. In Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering (Sao Carlos, Brazil) (SBES ’18). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 230–239.

Decio Fischetti. 2010. Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 60 anos.

Gildarcio Sousa Goncalves, Glaydson Luiz Bertoze Lima, Rene Esteves Maria, Ramiro Tadeu Wisnieski, Mayara Valeria Morais dos Santos, Manasseis Alves Ferreira, Alexandre Chaves da Silva, Andre Olimpio, Andre Gomes Lamas Otero, Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos, Luciano Yukio Coutinho Sato, Henrique Nunweiler Angelim Silva, Johnny Cardoso Marques, André Luiz Pierre Mattei, Adilson Marques da Cunha, Luiz Alberto Vieira Dias, and Osamu Saotome. 2015. An interdisciplinary academic project for spatial critical embedded system agile development. In 2015 IEEE/AIAA 34th Digital Avionics Systems Conference (DASC). 8C3–1–8C3–11.

Karin J. Hess, Rose L. Colby, and Daniel A. Joseph. 2020. Deeper Competency-Based Learning: Making Equitable, Student-Centered, Sustainable Shifts. Corwin.

Sangkyun Kim, Kibong Song, Barbara Lockee, and John Burton. 2018. Gamification in Learning and Education: Enjoy Learning Like Gaming. Springer.

José Lima, Mozart Alves Júnior, Andres Moya, Ricardo Almeida, Patricia Anjos, Maria Lencastre, Roberta Fagundes, and Fernanda Alencar. 2019. As Metodologias Ativas e o Ensino em Engenharia de Software: uma revisão sistemática da literatura. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (Brasília). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 1014–1023.

Larry K Michaelsen, Arletta Bauman Knight, and L Dee Fink. 2004. Team-Based Learning: A Transformative Use of Small Groups in College Teaching. Stylus Publishing.

Andreza Mourão. 2017. Uma Proposta da Eficiência do Uso da Metodologia Ativa Baseada em Problemas, Utilizando Dojo de Programação, Aplicada na Disciplina de Lógica de Programação. In XXIII Workshop de Informática na Escola. 667–676.

Severino Paiva and Álvaro Medeiros. 2011. ESCollab: Uma metodologia colaborativa voltada para o ensino de Engenharia de Software. In Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 630–639.

Bens Pardamean, Harjanto Prabowo, Hery Muljo, Teddy Suparyanto, Eryadi Masli, and Jerome Donovan. 2017. The Development of Blended-Learning Teaching Portfolio Course Using TBL Approach. International Journal of Virtual and Personal Learning Environments 7, 30–43.

Jurgen Pott. 2019. Professional MVP Development: things to consider when developing a minimum viable product. Amazon Pub.

Rafael Prikladnicki, Adriano Bessa Albuquerque, Christiane G. vonWangenheim, and Reinaldo Cabral. 2009. Ensino de Engenharia de Software: Desafios, Estratégias deEnsino e Lições Aprendidas. In Anais do II Fórum de Educação em Engenharia de Software.

Beatriz Pérez and Angel Rubio. 2020. A Project-Based Learning Approach for Enhancing Learning Skills and Motivation in Software Engineering. 309–315.

Lais S. Siles, Mayara V. M. Santos, Romulo A. Rodrigues, Lineu A. L. Filho, João P. T. Siles, Renê Esteves Maria, Johnny C. Marques, Luiz A. V. Dias, and Adilson M. da Cunha. 2018. An Integrated Academic System Prototype Using Accidents and Crises Management as PBL. In Information Technology - New Generations, Shahram Latifi (Ed.). Springer International Publishing, Cham, 419–427.

Todd Stanley. 2019. Case Studies and Case-Based Learning: Inquiry and Authentic Learning That Encourages 21st-Century Skills. Prufrock Press.

Fundação Getulio Vargas. 2015. Sala de Aula Invertida. EI! Ensino Inovativo.

Christiane Gresse von Wangenheim and Djoni Antonio da Silva. 2009. Qual conhecimento de Engenharia de Software é importante para um profissional de software?. In Anais do II Fórum de Educação em Engenharia de Software.

Bruno Warin, Omar Talbi, Christophe Kolski, and Frédéric Hoogstoel. 2016. Multi-Role Project (MRP): A New Project-Based Learning Method for STEM. IEEE Transactions on Education 59, 2, 137–146.

Avelino Zorzo, Daltro Nunes, Ecivaldo Matos, Igor Steinmacher, Jair Leite, Renata Araujo, Ronaldo Correia, and Simone Martins. 2017. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Technical Report. Sociedade Brasileira de Computação.
Publicado
24/04/2022
MARQUES, Johnny; FOOK, Karla. Um Modelo de Ensino Virtual de Engenharia de Software Orientado por Competências, Times e Projetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 99-108. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19203.