Ludicidade como abordagem pedagógica para o ensino de algoritmos de pesquisa sequencial e binária

Resumo


O presente relato de experiência apresenta os resultados da aplicação de abordagem lúdica associada ao Pensamento Computacional (PC) como estratégia pedagógica no ensino dos algoritmos de pesquisa sequencial e binária com alunos do nível superior. Nesse sentido, a atividade explorou de maneira criativa os algoritmos desenvolvendo conjuntamente habilidades do PC. A mesma foi realizada em sala de aula com 60 estudantes da disciplina de Algoritmos e Programação. A experiência foi considerada exitosa e o método estimulante por ser uma atividade atrativa e não tradicional, além de ter contribuído para a melhora de rendimento acadêmico.
Palavras-chave: Algoritmos de Pesquisa, Pensamento Computacional, Pesquisa Binária, Pesquisa Sequencial

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Publicado
24/04/2022
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GUARDA, Graziela Ferreira; DE REZENDE, Sandro Miranda; PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva. Ludicidade como abordagem pedagógica para o ensino de algoritmos de pesquisa sequencial e binária. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 118-124. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19205.