Técnicas e Tecnologias Diversas no Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software

Resumo


Devido a pandemia do COVID-19, muitas Instituições de Ensino se viram forçadas a aderir à modalidade de ensino não presencial, chamada de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Docentes foram desafiados a se adaptar à nova realidade. Dessa forma, houve uma procura por tecnologias educacionais e técnicas alternativas de ensino e aprendizagem que propiciassem esta adaptação. Neste sentido, este trabalho objetiva mostrar o uso de técnicas de Aprendizagem Ativa (AA) na disciplina de Introdução à Engenharia de Software. As análises das técnicas utilizadas e seu alinhamento em relação ao conteúdo da disciplina foram baseadas em um Hexágono da Didática da Computação. Os resultados mostraram que o docente contemplou diversas as partes de tal hexágono, indicando um perfil bem alinhado ao contexto da disciplina e sua relação com o ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem Ativa, Engenharia de Software, Técnicas e Tecnologias, Ensino Remoto, COVID-19

Referências

Nayara Araujo, Rosiane Machado, Davi Viana, and Luis Rivero. 2017. Avaliando a Viabilidade do BlackBox em Sala de Aula: Um Jogo Sério para Ensino de Teste Funcional de Software. In Brazilian Symposium on Computers in Education (SBIE), 817.

Paulo Eduardo Battistella, André Stangarlin de Camargo, and Christiane Gresse von Wangenheim. 2016. Scrum-scape: Jogo educacional de role-playing game (rpg) para ensinar scrum. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), 330.

Bruno Bessa, Francisco Vital, and Luan Guedes. 2016. PBL-Coach: um Ambiente Virtual de Aprendizagem Tridimensional Para Abordagem PBL. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 117.

Roberto Almeida Bittencourt, Carlos Alberto Rodrigues, and Danila S Santos Cruz. 2013. Uma experiência integrada de programaçao orientada a objetos, estruturas de dados e projeto de sistemas com pbl. In XXI Workshop sobre Educação em Computação–XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Maceió. SBC.

Paulo Blikstein, Sylvia Libow Martinez, and Heather Allen Pang. 2016. Meaningful making: projects and inspirations for fab labs+ makerspaces. Constructing Modern Knowledge Press.

Brasil. 2020. Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020. Ministério da Educação (MEC). Retrieved from [link].

Simon Burgess and Hans Henrik Sievertsen. 2020. Schools, skills, and learning: The impact of COVID-19 on education. VoxEu. org 1, (2020).

Ronney Moreira Castro, Sean Wolfgand Matsui Siqueira, Denilson Novais de Almeida, and Felipe Calegario Nascimento. 2017. AGILITY SCRUM-Um Jogo para Ensino da Metodologia SCRUM. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação, SBC.

Ronney Castro and Gleison Souza. 2016. O Uso de Recursos Lúdicos Para o Ensino de Processos em Engenharia de Software. In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, SBC, 270–279.

Ronney Moreira de Castro, Sean Wolfgand Matsui Siqueira, and Sandrelena da Silva Monteiro. 2020. Didática da Computação na Perspectiva da Aprendizagem Ativa. In Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação, SBC, 31–40.

Azeddine Chikh and Mashael Aldayel. 2012. A new traceable software requirements specification based on IEEE 830. In 2012 International Conference on Computer Systems and Industrial Informatics, IEEE, 1–6.

Richard E Ferdig, Emily Baumgartner, Richard Hartshorne, Regina Kaplan-Rakowski, and Chrystalla Mouza. 2020. Teaching, technology, and teacher education during the COVID-19 pandemic: Stories from the field. Association for the Advancement of Computing in Education Waynesville, NC.

Lidiane Goedert and Klalter Bez Fontana Arndt. 2020. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia. Criar Educação 9, 2 (2020), 104–121.

Pertti Kansanen and Matti Meri. 1999. The didactic relation in the teaching-studying-learning process. Didaktik/Fachdidaktik as Science (-s) of the Teaching profession 2, 1 (1999), 107–116.

Carlos Henrique Bezerra Macedo, Sarah Sotero, Danieli Silva de Souza Rabelo, and Ricardo Valentim. 2019. Utilização do PBL para o acompanhamento na aprendizagem de SCRUM. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, SBC, 1079–1083.

Rodrigo A Medeiros, Irlan AT Moreira, Natan M Barros, Cicilia RM Leite, Rommel W de Lima, and Lizianne PS Marques. 2013. GameES: Um Jogo para a Aprendizagem de Engenharia de Software. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), 945.

Maria Costa Meireles and Bruno Bonifácio. 2015. Uso de métodos ágeis e aprendizagem baseada em problema no ensino de engenharia de software: Um relato de experiência. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), 180.

Alanah Mitchell, Stacie Petter, and AL Harris. 2017. Learning by doing: Twenty successful active learning exercises for information systems courses. Journal of Information Technology Education: Innovations in Practice 16, 1 (2017), 21–46.

Rebeca Motta, Mario Bonicenha, Claudia Susie Rodrigues, and Cláudia Werner. 2018. MetricRA: Learning Software Metrics through Augmented Reality. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação, SBC.

Mariano Pimentel and Felipe Silva Ponte Carvalho. 2020. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante. SBC Horizontes. Retrieved from http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online

Rafael Queiroz, Fabrı́cio Pinto, and Paulo Silva. 2019. IslandTest: jogo educativo para apoiar o processo ensino-aprendizagem de testes de software. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, SBC, 533–542.

Sebastião Santos, Yandson Costa, Flávia Carvalho, Davi Viana, and Luis Rivero. 2020. Adaptando o Design Thinking para a Definição e Desenvolvimento de um Jogo Educacional Não Digital no Ensino de Gerenciamento de Riscos. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação, SBC, 46–50.

Mauricio Souza, Renata Moreira, and Eduardo Figueiredo. 2019. Playing the project: incorporating gamification into project-based approaches for software engineering education. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, SBC, 71–80.

Marı́lia Freitas de Campos Tozoni-Reis. 2009. Metodologia da pesquisa (2nd ed.). IESDE Brasil S.A., Curitiba.

Russell M Viner, Simon J Russell, Helen Croker, Jessica Packer, Joseph Ward, Claire Stansfield, Oliver Mytton, Chris Bonell, and Robert Booy. 2020. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. The Lancet Child & Adolescent Health (2020).
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
CASTRO, Ronney Moreira; CLASSE, Tadeu Moreira de; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui. Técnicas e Tecnologias Diversas no Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 163-170. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19210.