Técnicas e Tecnologias Diversas no Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software

Resumo


Devido a pandemia do COVID-19, muitas Instituições de Ensino se viram forçadas a aderir à modalidade de ensino não presencial, chamada de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Docentes foram desafiados a se adaptar à nova realidade. Dessa forma, houve uma procura por tecnologias educacionais e técnicas alternativas de ensino e aprendizagem que propiciassem esta adaptação. Neste sentido, este trabalho objetiva mostrar o uso de técnicas de Aprendizagem Ativa (AA) na disciplina de Introdução à Engenharia de Software. As análises das técnicas utilizadas e seu alinhamento em relação ao conteúdo da disciplina foram baseadas em um Hexágono da Didática da Computação. Os resultados mostraram que o docente contemplou diversas as partes de tal hexágono, indicando um perfil bem alinhado ao contexto da disciplina e sua relação com o ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem Ativa, Engenharia de Software, Técnicas e Tecnologias, Ensino Remoto, COVID-19

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Publicado
24/04/2022
CASTRO, Ronney Moreira; CLASSE, Tadeu Moreira de; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui. Técnicas e Tecnologias Diversas no Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 163-170. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2022.19210.