Ensinando Pensamento Computacional para Alunas de Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Técnico através de um MOOC

  • Thainara M. da Costa Instituito Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • José Roberto C. Lima Instituito Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Cynthia P. Santiago Instituito Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará https://orcid.org/0000-0003-4013-4751

Resumo


As disciplinas de programação em cursos de Computação apresentam altas taxas de insucesso, incorrendo em acentuada evasão. Este problema é ainda mais grave para o corpo discente feminino, onde o número de ingressantes é menor. Uma das formas de minimizar o problema é incluir nestas disciplinas o ensino de Pensamento Computacional, que contribui para o desenvolvimento de habilidades algorítmicas e de resolução de problemas. Este artigo apresenta o desenvolvimento, aplicação e avaliação de um MOOC, direcionado ao público discente feminino, que incorpora o treinamento de habilidades do Pensamento Computacional, aplicado de forma híbrida em uma disciplina de programação. O curso foi desenvolvido de forma sistemática, seguindo um processo de design instrucional, sendo aplicado e avaliado através de um estudo de caso a alunas de um curso técnico em Informática. Os primeiros resultados indicam que esta intervenção teve resultados promissores na motivação e no desempenho das alunas.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, MOOC, Alunas do Ensino Técnico

Referências

Friday Joseph Agbo, Solomon Sunday Oyelere, Jarkko Suhonen, and Sunday Adewumi. 2019. A Systematic Review of Computational Thinking Approach for Programming Education in Higher Education Institutions. In Proceedings of the 19th Koli Calling International Conference on Computing Education Research (Koli, Finland) (Koli Calling ’19). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA.

Ana Liz Souto O. Araujo e Wilkerson Andrade e Dalton Guerrero e Monilly Melo e Isabelle Maria Lima de Souza. 2018. Explorando Teoria de Resposta ao Item na Avaliação de Pensamento Computacional: um Estudo em Questões da Competição Bebras. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE) 29, 1, 665–674.

David Paul Ausubel. 2003. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Plátano, Lisboa.

Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, and Fernando de Mello Trevisani. 2015. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora, Porto Alegre.

Meltem Huri Baturay. 2015. An Overview of the World of MOOCs. Procedia -Social and Behavioral Sciences 174, 427–433. International Conference on New Horizons in Education, INTE 2014, 25-27 June 2014, Paris, France.

Robert Maribe Branch. 2014. Instructional design: The ADDIE approach. Springer Science & Business Media.

Mayleen Dorcas B Castro and Gilbert M Tumibay. 2019. A literature review: efficacy of online learning courses for higher education institution using metaanalysis.Education and Information Technologies 26, 2, 1367–1385.

Snigdha Choudhury and Snigdha Pattnaik. 2020. Emerging themes in e-learning: A review from the stakeholders’ perspective. Computers Education 144.

Andrew Csizmadia, Paul Curzon, Mark Dorling, Simon Humphreys, Thomas Ng, Cynthia Selby, and John Woollard. 2015. Computational thinking - A guide for teachers.

Valentina Dagiené and Gabriele Stupuriené. 2016. Bebras - a Sustainable Community Building Model for the Concept Based Learning of Informatics and Computational Thinking. Informatics in Education 15, 1, 25–44.

Miriam Nathalie Ferreira e Fernando Pinheiro e Christiane von Wangenheim e Raul Filho e Jean Hauck. 2020. Ensinando Design de Interface de Usuário de Aplicativos Móveis no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação 28, 48–72.

Andrea Cristina Filatro e Carolina Costa Cavalcanti. 2019. DI 4.0: inovação na educação corporativa. Saraiva Educação SA.

Andrea Cristina Filatro. 2018. Como preparar conteúdos para EAD. Saraiva Educação SA.

Wesckley Gomes, Carolina Louzada, Maria Nunes, Edilayne Salgueiro, and Beatriz Andrade. 2014. Incentivando meninas do ensino médio à área de Ciência da Computação usando o Scratch como ferramenta. In Anais do XX Workshop de Informática na Escola (Dourados). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 223–232.

Biyun Huang and Khe Foon Hew. 2017. Factors Influencing Learning and Factors Influencing Persistence: A Mixed-Method Study of MOOC Learners’ Motivation. In Proceedings of the 2017 International Conference on Information System and Data Mining (Charleston, SC, USA) (ICISDM ’17). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 103–110.

Maria Joseph Israel. 2015. Effectiveness of integrating MOOCs in traditional classrooms for undergraduate students. The International Review of Research in Open and Distributed Learning 16, 5, 102–118.

Kun Li and John M. Keller. 2018. Use of the ARCS model in education: A literature review. Computers Education 122, 54–62.

Kun Li and David Richard Moore. 2018. Motivating students in massive open online courses (MOOCs) using the attention, relevance, confidence, satisfaction (ARCS) model. Journal of Formative Design in Learning 2, 2, 102–113.

Kanika, Shampa Chakraverty, and Pinaki Chakraborty. 2020. Tools and Techniques for Teaching Computer Programming: A Review. Journal of Educational Technology Systems 49, 2, 170–198.

John M. Keller. 2010. The ARCS Model of Motivational Design. Springer US, Boston, MA, 43–74.

John M Keller. 1987. IMMS: Instructional Materials Motivation Survey. Florida State University.

Vani Moreira Kenski. 2015. Design instrucional para cursos on-line. Editora Senac São Paulo.

Karen Schmidt Lotthammer, Juarez Bento da Silva, and Hélio Aisenberg Ferenhof. 2018. A importância do desenho instrucional para o sucesso de cursos online: uma revisão sistemática. Revista EDaPECI 18, 2, 7–23.

Alexander McAuley, Bonnie Stewart, George Siemens, and Dave Cormier. 2010. The MOOC model for digital practice.

Vânia Silvares Marquiori. 2021. Pensamento computacional na compreensão de problemas do cotidiano feminino para o letramento em programação. Master’s thesis. Instituto Federal do Espírito Santo.

Sohail Iqbal Malik and Jo Coldwell-Neilson. 2017. Impact of a New Teaching and Learning Approach in an Introductory Programming Course. Journal of Educational Computing Research 55, 6, 789–819.

Francielle de Mattos. 2018. A autoeficácia no uso e desenvolvimento de tecnologias: uma iniciativa com meninas do ensino médio. Master’s thesis. Universidade Federal de São Carlos.

Soraya Medeiros and Inácio Medeiros. 2021. Análise da presença de alunas dos cursos da área de Computação da UFRN. In Anais do XV Women in Information Technology (Evento Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 275–279.

Jesús Moreno-León, Marcos Román-González, and Gregorio Robles. 2018. On computational thinking as a universal skill: A review of the latest research on this ability. In 2018 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). 1684–1689.

Vânia Silvares Marquiori and Márcia Gonçalves de Oliveira. 2021. Um Curso MOOC de Pensamento Computacional contextualizado no Cotidiano Feminino. In Anais do XV Women in Information Technology (Evento Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 360–364.

Marcio Poffo. 2016. Utilização da gamificação para motivar a aprendizagem: um estudo de caso em engenharia de software. Master’s thesis. Universidade do Vale do Itajaí.

Nadja Ramos, Carmen Freitas, Sandra Avila, Paula Costa, Vanessa Testoni, and Juliana Borin. 2015. Ensino de Programação para Alunas de Ensino Médio: Relato de uma Experiência. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação (Recife). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 386–395.

Beatriz Rêgo e Filipe Garrido e Ecivaldo Matos. 2017. Identifying influences of the quality of interaction on dropout rates of MOOC: preliminary results. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE) 28, 1, 1766–1768.

Maria Teresa Silva Santos, Laís Pisetta Van Vossen, Daniella Vasconcellos, Guilherme Tomaselli Borchardt, Gabriel Vaichulonis, Luciana Bolan Frigo, and Isabela Gasparini. 2022. Análise da evasão feminina nos cursos de Ciência da Computação das universidades públicas e presenciais de Santa Catarina. RENOTE 20, 1, 233–242.

Uyara Ferreira Silva, Deller James Ferreira, Ana Paula Laboissière Ambrósio, and João Lucas dos Santos Oliveira. 2022. Problemas enfrentados por alunas de graduação em ciência da Computação: uma revisão sistemática. Educação e Pesquisa 48.

Rafael Savi. 2011. Avaliação de jogos voltados para a disseminação do conhecimento. Ph.D. Dissertation. Universidade Federal de Santa Catarina.

João Silva e Gilvandenys Sales e Juscileide Castro. 2018. Gamificação de uma sequência didática como estratégia para motivar a atitude potencialmente significativa dos alunos no ensino de óptica geométrica. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação 7, 1, 74–83.

Rosa Maria Vicari, Alvaro Freitas Moreira, and Paulo Fernando Blauth Menezes.2018. Pensamento computacional: revisão bibliográfica.

Jeannette M Wing. 2006. Computational thinking. Commun. ACM 49, 3, 33–35.

Claes Wohlin, Per Runeson, Martin Höst, Magnus C Ohlsson, Björn Regnell, and Anders Wesslén. 2012. Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media.

Robert K Yin. 2013. Case study research: Design and methods. Vol. 5. Sage Publications.

Humberto Zanetti e Marcos Borges e Ivan Ricarte. 2016. Pensamento Computacional no Ensino de Programação: Uma Revisão Sistemática da Literatura Brasileira. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE) 27, 1, 21–30.

Nicole Loorbach, Oscar Peters, Joyce Karreman, and Michaël Steehouder. 2014. Validation of the Instructional Materials Motivation Survey (IMMS) in a selfdirected instructional setting aimed at working with technology. British journal of educational technology 46, 1, 204–218.

Cynthia P. Santiago and Jessica C. L. Abreu. 2021. Projeto LUA: Uma Ferramenta de Incentivo à Permanência e Êxito do Público Discente Feminino. Pod Editora, Rio de Janeiro, 135–148.

Lee J Cronbach. 1970. Essentials of psychological testing.

Janote Pires Marques. 2016. A“observação participante”na pesquisa de campo em Educação. Educação em Foco 19, 28, 263–284.

Leann Myers and Maria J Sirois. 2004. Spearman correlation coefficients, differences between. Encyclopedia of statistical sciences 12.

Nornadiah Mohd Razali, Yap Bee Wah, et al. 2011. Power comparisons of shapirowilk, kolmogorov-smirnov, lilliefors and anderson-darling tests. Journal of statistical modeling and analytics 2, 1, 21–33.

Rensis Likert. 1932. A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology.
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
DA COSTA, Thainara M.; LIMA, José Roberto C.; SANTIAGO, Cynthia P.. Ensinando Pensamento Computacional para Alunas de Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Técnico através de um MOOC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 347-358. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228361.