Ensinando Pensamento Computacional para Alunas de Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Técnico através de um MOOC
Resumo
As disciplinas de programação em cursos de Computação apresentam altas taxas de insucesso, incorrendo em acentuada evasão. Este problema é ainda mais grave para o corpo discente feminino, onde o número de ingressantes é menor. Uma das formas de minimizar o problema é incluir nestas disciplinas o ensino de Pensamento Computacional, que contribui para o desenvolvimento de habilidades algorítmicas e de resolução de problemas. Este artigo apresenta o desenvolvimento, aplicação e avaliação de um MOOC, direcionado ao público discente feminino, que incorpora o treinamento de habilidades do Pensamento Computacional, aplicado de forma híbrida em uma disciplina de programação. O curso foi desenvolvido de forma sistemática, seguindo um processo de design instrucional, sendo aplicado e avaliado através de um estudo de caso a alunas de um curso técnico em Informática. Os primeiros resultados indicam que esta intervenção teve resultados promissores na motivação e no desempenho das alunas.
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, MOOC, Alunas do Ensino Técnico
Referências
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Publicado
24/04/2023
Como Citar
DA COSTA, Thainara M.; LIMA, José Roberto C.; SANTIAGO, Cynthia P..
Ensinando Pensamento Computacional para Alunas de Disciplinas Introdutórias de Programação no Ensino Técnico através de um MOOC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 347-358.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp.2023.228361.