Developing chatbots in the field of healthcare: A systematic review

  • Haniel Gomes Cavalcante UECE
  • Thaís de Almeida Barros UECE
  • Ricardo Antônio Rebouças Celestino UECE
  • Daniel Gleison Moreira Lira UECE
  • Francisco Vinicius Nascimento da Silva UECE
  • Pedro Henrique Araújo de Brito UECE
  • Mariela I. Cortés UECE

Resumo


Considerando o contexto da Ciência da Computação, os chatbots são programas de computador, que utilizam técnicas de Inteligência Artificial para simular o comportamento humano em diálogos. O uso de chatbots aplicados à área de saúde vem crescendo, principalmente nos cenários de enfrentamento de pandemias, como o COVID-19, pois ajudam a evitar o ônus do atendimento presencial. Assim, este artigo propõe uma revisão sistemática dos trabalhos realizados nesta linha de pesquisa. Após a revisão, constatou-se quais tecnologias, estratégias e enquadramentos são mais utilizados nos últimos tempos, bem como quais áreas específicas da saúde estão tendo mais foco no uso de chatbots.

Referências

Bernardini, A. A., Sônego, A. A., and Pozzebon, E. (2018). Chatbots: An analysis of the state of art of literature. In Workshop on Advanced Virtual Environments and Education, volume 1, pages 1–6.

Coppin, B. (2015). Inteligência articial. Grupo Gen-LTC.

Fryer, L. and Carpenter, R. (2006). Bots as language learning tools. Language Learning & Technology, 10(3):8–14.

Huang, J., Zhou, M., and Yang, D. (2007). Extracting chatbot knowledge from online discussion forums. In IJCAI, volume 7, pages 423–428.

Humphrys, M. (2009). How my program passed the turing test. In Parsing the Turing Test, pages 237–260. Springer.

Kamphaug, A., Granmo, O.-C., Goodwin, M., and Zadorozhny, V. I. (2017). Towards open domain chatbots - a gru architecture for data driven conversations. In International Conference on Internet Science, pages 213–222. Springer.

Kitchenham, B. and Brereton, P. (2013). A systematic review of systematic review process research in software engineering. Information and software technology, 55(12):2049– 2075.

Lima, L. A. (2014). Estudo de implementação de um robô de conversação em curso de língua estrangeira em ambiente virtual: um caso de estabilização do sistema adaptativo complexo.

Mollá, D. and Vicedo, J. L. (2007). Question answering in restricted domains: An overview. Computational Linguistics, 33(1):41–61.

Sánchez-Gómez, N., Torres-Valderrama, J., García-García, J. A., Gutiérrez, J. J., and Escalona, M. J. (2020). Model-based software design and testing in blockchain smart contracts: A systematic literature review. IEEE Access, 8:164556–164569.

Wallace, R. S. (2009). The anatomy of alice. In Parsing the Turing Test, pages 181–210. Springer.

Weizenbaum, J. (1983). Eliza - a computer program for the study of natural language communication between man and machine. Communications of the ACM, 26(1):23–28.
Publicado
23/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CAVALCANTE, Haniel Gomes; BARROS, Thaís de Almeida; CELESTINO, Ricardo Antônio Rebouças; LIRA, Daniel Gleison Moreira; SILVA, Francisco Vinicius Nascimento da; BRITO, Pedro Henrique Araújo de; CORTÉS, Mariela I.. Developing chatbots in the field of healthcare: A systematic review. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 14. , 2021, Picos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 192-199. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2021.17771.