Developing chatbots in the field of healthcare: A systematic review

  • Haniel Gomes Cavalcante UECE
  • Thaís de Almeida Barros UECE
  • Ricardo Antônio Rebouças Celestino UECE
  • Daniel Gleison Moreira Lira UECE
  • Francisco Vinicius Nascimento da Silva UECE
  • Pedro Henrique Araújo de Brito UECE
  • Mariela I. Cortés UECE

Resumo


Considerando o contexto da Ciência da Computação, os chatbots são programas de computador, que utilizam técnicas de Inteligência Artificial para simular o comportamento humano em diálogos. O uso de chatbots aplicados à área de saúde vem crescendo, principalmente nos cenários de enfrentamento de pandemias, como o COVID-19, pois ajudam a evitar o ônus do atendimento presencial. Assim, este artigo propõe uma revisão sistemática dos trabalhos realizados nesta linha de pesquisa. Após a revisão, constatou-se quais tecnologias, estratégias e enquadramentos são mais utilizados nos últimos tempos, bem como quais áreas específicas da saúde estão tendo mais foco no uso de chatbots.

Referências

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Publicado
23/11/2021
CAVALCANTE, Haniel Gomes; BARROS, Thaís de Almeida; CELESTINO, Ricardo Antônio Rebouças; LIRA, Daniel Gleison Moreira; SILVA, Francisco Vinicius Nascimento da; BRITO, Pedro Henrique Araújo de; CORTÉS, Mariela I.. Developing chatbots in the field of healthcare: A systematic review. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 14. , 2021, Picos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 192-199. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2021.17771.